Classe C30 abre Circuito Ilhabela de Vela Oceânica

Largada para a temporada 2019 da Copa Suzuki será neste fim de semana (16 e 17/3); atual tetracampeão Caiçara, é o barco a ser superado

Tetracampeão Caiçara (Edu Grigaitis / Balaio de Ideias)

São Paulo (SP) – A Classe C30 inicia neste final de semana (16 e 17/3) a tradicional Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, que neste ano chega à 19ª edição. O barco que se tornou referência nas raias do Canal de São Sebastião é o Caiçara UV.Line que, comandado por Marcos de Oliveira Cesar, faturou os quatro últimos campeonatos (2015 a 2018).

Os adversários do tetracampeão na C30, têm evoluído e abrem a perspectiva de ameaçar a hegemonia do Caiçara em Ilhabela. Kaikias Maserati, por exemplo, conquistou há um mês o Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, superando experientes tripulações locais como Zeus Team e Katana Portobello. O gaúcho Loyalty e o paulista Caballo Loco também correram em Jurerê. A competição valeu ainda como primeira etapa do Campeonato Brasileiro da Classe C30.

Kaikias Maserati em Florianópolis (Marcelo Leão / Green Multimídia)

A tripulação do Caiçara, além de bem treinada, é exímia conhecedora dos regimes de ventos e correntes nas raias de Ilhabela. “Não pudemos correr em Floripa. Ilhabela é o nosso começo de temporada e estamos ansiosos para competir. Os adversários estão cada vez mais bem preparados, o que nos obriga a evoluir como time”, constata o proeiro do Caiçara, Gabriel De Capitani.

Marcos Cesar espera que o entrosamento a bordo supere a falta de ritmo de regata. “Infelizmente não tivemos condições de correr em Santa Catarina. Pelo tempo em que ficamos parados, estamos defasados em relação aos demais barcos, mas estamos entusiasmados. Precisamos pegar a mão logo e seguir em frente. Vamos lá, com otimismo”, exclama o comandante do Caiçara.

Caballo Loco (Edu Grigaitis / Balaio de Ideias)

O Caiçara teve em 2018 o chamado “ano perfeito”. Além do tetra na Copa Suzuki, conquistou o inédito título brasileiro e o bicampeonato na Semana de Vela de Ilhabela. Caballo Loco em segundo e eCycle +Realizado em terceiro lugar, completaram o pódio da Copa Suzuki de 2018, com Kaikias Maserati e Barracuda complementando a flotilha. Neste ano, o circuito está aberto também às classes: ORC, IRC, HPE 25, RGS e Bico de Proa.

A regata deste sábado, provavelmente de percurso, se o vento permitir, terá largada às 13h. No domingo, as provas começam ao meio-dia. A previsão do Windguru é de vento sueste de 6 a 8 nós, mudando para leste no domingo, com intensidade semelhante. O fim de semana deve ser nublado em Ilhabela com temperaturas entre 24 e 28°C e possibilidade de chuva no final da tarde de sábado.

eCycle +Realizado (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Calendário 2019 da Classe C30

DATAS EVENTOS
16,17 e 23,24
de março
XIX CIRCUITO ILHABELA
Copa Suzuki – 1ª Etapa
1º,2 e 8,9
de junho
XIX CIRCUITO ILHABELA
Copa Suzuki – 2ª Etapa
46ª SEMANA DE VELA DE ILHABELA
13 a 20 de julho Campeonato Brasileiro de C30
14,15 e 21,22
de setembro
XIX CIRCUITO ILHABELA
Copa Suzuki – 3ª Etapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo