Rio Verde (MS) cidade amiga do Idoso

Rio Verde é uma das primeiras cidades do estado a receber primeiro selo de Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa.

Rio Verde de MT-MS, tem cerca de 20 mil habitantes e para garantir mais qualidade de vida às pessoas com mais de 60 anos, tem apoiado e tratado com dignidade os idosos com várias ações e projetos voltados para essa parcela da população. Esta é a primeira etapa para que o selo ouro seja efetivado.

Foto: Paulo Sérgio

As próximas etapas são as conquistas do selo plano, bronze, prata e ouro. Por fim, a cidade receberá a Certificação Internacional Cidades e Comunidades Amigáveis a Pessoa Idosa, desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento Social em parceria com os ministérios da Saúde e dos Direitos Humanos, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS).

“As pessoas aprenderam a exercer a cidadania, perceberam que podem se divertir e não precisam ficar somente em casa; podem ter convívio com outras pessoas.

O Prefeito Mário kruger ressalta também que é dever do município criar oportunidades de bem-estar para a população mais idosa. “O município deve estar voltado para as políticas públicas que de fato agreguem essas pessoas, muitas vezes, desprezadas pela sociedade. Deve fazer algo que ajude a mudar este cenário. Tratar as pessoas com dignidade não necessita de recursos. Precisa de respeito”.

A Vice Prefeita e Secretária de Assistência Social, Dinalvinha Viana, comemorou o recebimento do certificado de adesão à estratégia. “Em Rio Verde, temos desenvolvido um trabalho social diferenciado, com um olhar mais presente nas questões de políticas públicas destinadas à pessoa idosa. Este certificado é mais um compromisso firmado pelo município, em nossa gestão, à política de proteção, valorização e promoção da qualidade de vida dos nossos jovens da terceira idade”, afirmou.

O Secretário Municipal de Saúde, José Odorico salientou que é um orgulho esse reconhecimento”. Vamos continuar trabalhando para que Rio Verde busque a excelência, pois respeitar a pessoa idosa é tratar o próprio futuro com respeito”, ressaltou o Secretário.

A Vereadora Lidiane Farias, também participou do ato de recebimento do selo, e destaca que o recebimento deste selo, vem a contribuir para fortalecer ainda mais  as políticas públicas voltadas à pessoa idosa em Rio Verde. “Cidades em todo o mundo estão se comprometendo, cada vez mais, com a pessoa idosa, através de políticas públicas, serviços, ambientes e estruturas que oportunizam a participação ativa dos idosos na sociedade, com segurança e bem-estar. Rio Verde, nesse sentido, pode se orgulhar por ser exemplo”, enfatiza a vereadora.

A ação em Rio Verde reúne diversas áreas do poder local, especialmente as de assistência social, saúde e educação.

A Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa tem o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida às pessoas com mais de 60 anos, promovendo um caminho para o envelhecimento ativo, saudável, cidadão e sustentável.

As ações são direcionadas aos idosos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo