A Psicologia da Beleza: Renata Gama estampa capa da revista “Mais Bonita” e fala sobre vida, estética e auto-estima

Renata Gama – Foto: MF Press Global

A revista “Mais Bonita”, do empresário e jornalista Oscar Müller, é uma das mais renomadas em seu segmento no Brasil, de profissionais da beleza. Comemorando seis anos de existência, e ainda relevante, a revista tem como temática cabelos, estética, bem estar e estilo de vida.

Este mês, a revista traz a psicóloga e empresária da beleza Renata Gama como capa, que tem uma história de vida diferenciada, e uma grande conexão com o mundo da beleza, por seus mais de 20 anos dedicados a essa indústria.

Renata estampa capa da edição 18 da revista Mais Bonita (Foto: Reprodução)

O mercado de estética e beleza no Brasil é extremamente relevante, e movimenta bilhões de reais, e só fica atrás dos Estados Unidos em volume de negócios.

Em entrevista exclusiva, Renata Gama explica sua transição do ramo da beleza para a psicologia, e fala sobre a chamada “psicologia da beleza”, que envolve auto-estima, empoderamento e auto-afirmação. Confira:

O que a fez decidir mudar do ramo da beleza para a psicologia? A que se deu essa decisão?

Sou Psicóloga há 10 anos, mas trabalhava no segmento de beleza com salão há 20 anos, e por muito tempo consegui me satisfazer e preencher cuidando dos meus clientes e minha equipe profissional. De um tempo para cá meu desejo em poder fazer mais se aflorou, e precisei ir para o consultório, aonde nele consigo realmente fazer com que as pessoas possam se permitir olharem-se mais profundamente do que apenas uma beleza exterior. É descobrir-se, redescobrir-se, e acreditar que precisamos muito menos do que pensávamos para ser feliz. Nossa maior beleza é a interna e não a externa.

Renata Gama. (Foto: Divulgação)

Que experiências profissionais e pessoais você ressaltaria como aprendizado trazido de lá da época do salão de beleza?

Embora trabalhei 20 anos com salão de beleza, também passei pela rede Werner e isso marcou minha vida. Trabalhei lá por poucos anos, mas foi com Rudi Werner e seus colaboradores que aprendi de fato os processos internos, padronizações, logística e funcionalidade de um salão de beleza, que é um business diferenciado. Aprendi que podemos sempre ser e fazer melhor. Na verdade, tudo que é feito com e por amor sempre vale a pena.

A psicologia lida muito com conflitos internos da psique humana, com a necessidade do ser humano de encontrar o seu lugar e de sentir-se bem. O mercado da beleza, da estética, tem um pouco a ver com isso, não acha? Que paralelos você faria entre a psicologia e o mercado da beleza?

Sim, o ser humano busca afirmar-se e encontrar o seu lugar também pela beleza, e por isso existe um grande mercado para procedimentos estéticos. Infelizmente, ainda temos uma questão social de preconceito, em que muitos acham que fazer terapia é coisa de maluco, e assim pessoas sem entendimento de suas questões internas buscam amenizá-las de diferentes formas, e o Salão de Beleza é uma dessas opções. As pessoas entram com o desejo e a fala de que querem ficar mais bonitas, se sentirem melhores, mas esse sentimento é momentâneo, e após passar o encanto de uma boa maquiagem e ou uma boa escova, o “buraco” e as faltas continuam ali, sem entendimento.

Em sua opinião, o quanto a aparência e o estar e sentir-se bonita pode influenciar na vida de uma mulher?

Acredito q toda mulher preocupa-se sim com a aparência, mas não podemos deixar q isso seja pré requisito para estarmos bem e sentirmo-nos completas. A auto-estima precisa ser independente de apenas fatores externos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo