Educativa 104.7 FM divulga ações para defesa e orientação de consumidores

Parcerias com o Procon-MS e o Procon-CG preveem a divulgação de spots com informações sobre como proteger a população nas relações de consumo

O procurador jurídico da Fertel, Danilo Magalhães; o diretor-presidente da Fertel, Bosco Martins; Valdir Custódio, subsecretário do Procon-CG; e Anderson Barão, diretor da Educativa 104.7 FM; após discussão sobre acordo para a rádio estatal divulgar ações do órgão de proteção ao consumidor – Foto: Humberto Marques

Parcerias acertadas entre a Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul) e órgãos de defesa do consumidor vão garantir a divulgação de ações de orientação e conscientização da população sobre temas do setor. Tanto o Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul) como o Procon-CG (Subsecretaria de Proteção e Defesa do Consumidor de Campo Grande) terão garantidos horários na programação da Educativa 104.7 FM para a divulgação de suas ações, oferecendo dicas e explicando como o cidadão deve proceder se sentir prejudicado em uma relação de consumo.

A parceria com o Procon-MS vinha sendo discutida entre o superintendente do órgão, Marcelo Salomão, e a direção da Fertel. Pelo termo de cooperação, o órgão teria garantidas inserções na programação da Educativa 104.7 FM para apresentar questões relativas à relação entre cliente e as empresas privadas e concessionárias de serviços públicos, apontando como proceder em situações nas quais há risco de ser lesado.

Medida semelhante é discutida junto ao Procon de Campo Grande. Nesta terça-feira (26), o subsecretário do órgão, Valdir Custódio, reuniu-se com o diretor-presidente da Fertel, Bosco Martins, para avançar nas tratativas envolvendo a veiculação de spots (informativos) ao longo da programação da Educativa 104.7 FM, em um esforço que deve envolver outras rádios da Capital.

Bosco Martins e Valdir Custódio discutem parceria entre Fertel e Procon-CG para divulgação de informes de orientação ao consumidor na Educativa 104.7 FM – Foto: Humberto Marques

“Queremos divulgar apenas questões relativas aos direitos do consumidor, por meio de questionamentos de moradores de Campo Grande ao Procon-CG, e que abranjam questões sazonais: energia e outros serviços concedidos, previdência privada, e outros”, disse Custódio. Segundo ele, tal divulgação integra a constituição de uma rede de comunicação com os consumidores, que começa pela rádio e, na sequência, envolverá um canal de vídeos na internet e divulgação via aplicativos de mensagens. “A parceria com a Educativa 104.7 FM seria fundamental nesse sentido, até porque uma de nossas atribuições é levar educação à população”, destacou.

Bosco Martins destacou que a ação, somada à iniciativa do Procon-MS, alinham-se às atribuições do sistema público de comunicação, reiteradas pela gestão do governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel. “É um serviço fundamental a ser prestado para a população, de forma que ela obtenha os subsídios necessários para evitar prejuízos nas relações de consumo. Temos o dever de realizar tal divulgação, dando nossa parcela de contribuição aos sul-mato-grossenses”, salientou.

O diretor da Educativa 104.7 FM, Anderson Barão, e o procurador jurídico da Fertel, Danilo Magalhães, também participaram da reunião com Custódio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo