Em Brasília, presidente da Asumas apresenta demandas da suinocultura

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (21) o presidente da Associação Sul-matogrossense de Suinocultores (Asumas), Alessandro Boigues, apresentou demandas ligadas à erradicação da febre aftosa em Mato Grosso do Sul e normas de Bem Estar Animal. A finalidade da Associação estadual é unir forças com a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), para dar efetividade às tarefas sanitárias.

“Temos um prazo determinado para erradicarmos da febre aftosa proposto pelo PNEFA, mas para sermos efetivos precisamos de uma força tarefa entre produtores, entidades ligadas ao agro estadual e federal, para que possamos ter agilidade no processo, principalmente por nossa localização geográfica, em zona de fronteira, que com certeza é nosso maior desafio”, sinaliza o presidente da Asumas.

Mesmo sem registros de doenças suínas em Mato Grosso do Sul, Boigues busca junto à ABCS, alternativas de renda para indenização. “Trata-se de um trabalho preventivo a favor dos suinocultores. Propomos a criação de um fundo para indenizar àqueles que enfrentem possíveis surtos ou registrem algum foco em sua granja”, pontua.

Para manter a alta qualidade na carne suína, estimulada pelos processos de criação, Alessandro Boigues também apresentou a demanda de maior envolvimento entre ABCS e associações estaduais na avaliação da norma de Bem Estar Animal, que já está finalizada e aguarda publicação.

Também foi apresentado pelo presidente da Asumas a necessidade de celeridade nos processos que envolvem o Foniagro, uma metodologia para os custos de produção. Segundo Boigues, é preciso definir diretrizes que garantam equilíbrio entre a agroindústria e suinocultores integrados, garantindo segurança jurídica entre todos os elos da cadeia produtiva. “O prazo já foi prorrogado por inúmeras vezes, precisamos de ajuda para que estas metodologias sejam publicadas”, solicitou o presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo