Kaikias Maserati, de Ilhabela, é campeão da Classe C30 em Florianópolis

Barco do litoral norte paulista venceu três das seis regatas do Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina, válidas também pela primeira etapa do Brasileiro de C30.

Kaikias Maserati: campeão (Marcelo Leão / Green Multimídia)

São Paulo (SP) – Kaikias Maserati venceu Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina, a primeira etapa do Campeonato Brasileiro da Classe C30. A tripulação de Ilhabela obteve três vitórias em seis regatas. Na prova final neste domingo (10), em Florianópolis, vitória do vice-campeão Katana Portobello (SC). Zeus Team (SC), Loyalty (RS) e Caballo Loco (SP), completaram a mais competitiva flotilha do circuito. A segunda etapa do Brasileiro será na Semana de Vela de Ilhabela, em julho.

A principal virtude da Classe C30 foi ter reunido na sede Jurerê do Iate Clube de Santa Catarina (ICSC), embarcações de três cidades: Florianópolis (SC), Ilhabela (SP) e Porto Alegre (RS). “A classe se oxigenou. Apresentou nível técnico acima da mais otimista expectativa. Até mesmo em relação às competições de Ilhabela”, enalteceu Mauro Dottori, comandante do Caballo Loco e um dos maiores entusiastas da C30.

Katana Portobello (Marcelo Leão / Green Multimídia)

Em busca do inédito título brasileiro, a tripulação do Kaikias Maserati demonstrou talento na raia de Jurerê, apesar de ter assumido o barco há apenas sete meses, na Semana de Vela de Ilhabela, de 2018. “Estamos muito felizes por levarmos essa conquista para Ilhabela. Faturamos o circuito e largamos na frente na briga pelo título brasileiro de 2019”, comemorou o timoneiro Beto de Jesus.

Os elogios ao campeonato foram praticamente unânimes por parte dos velejadores. “Tivemos quatro dias perfeitos, com sol, vento constante (nordeste entre 8 e 15 nós), um clube muito simpático, pé na areia, em uma cidade linda, com muitos atrativos. Mais do que um campeonato, foi uma confraternização da vela. O nível dos adversários exigiu o máximo da nossa tripulação nas manobras e na tática. Trabalhamos muito bem”, exclamou Beto em relação ao campeão Kaikias Maserati.

Zeus Team e Katana na boia (Marcelo Leão / Green Multimídia)

Competitividade e evolução – Sempre atento às movimentações da classe, Dottori avaliou o que foram os quatro dias de regatas em Florianópolis. “A C30 foi um show à parte. O desempenho da tripulação do Kaikias, com velas novas, foi exemplar. Os barcos locais, Zeus e Katana guerrearam o tempo todo. O Loyalty, com tripulação nova, veio de Porto Alegre e mostrou evolução. Nós (Caballo Loco), mesmo com alguns problemas chegamos a liderar regatas. A raia é excelente e permite a troca constante de posições, diante do equilíbrio da C30. Nota mil para o Iate Clube de Santa Catarina”, elogiou Dottori.

Afastado da classe há alguns anos, o velejador olímpico André Fonseca, o Bochecha, assumiu a tática do Caballo Loco em meio ao campeonato e ficou impressionado. “Eu nunca vi em uma competição de oceano uma classe com nível técnico tão elevado como as tripulações da C30 aqui em Santa Catarina”, definiu Bochecha.

A flotilha paulista da Classe C30 volta a competir na etapa de abertura da Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, que tem o Caiçara UV.Line como atual tetracampeão. As primeiras regatas serão em 16 e 17, 23 e 24 de março. Ao longo do ano serão quatro etapas. Os vencedores das demais classes no Circuito de Santa Catarina são: Ângela Star VI (ORC Geral), Inaê Transbrasa (IRC), Garrotilho (RGS Geral), Força 12 (HPE 25) e Astral (Cruzeiro).

Loyalty, de Porto Alegre (Marcelo Leão / Green Multimídia)

Classificação da C30 após seis regatas (um descarte)

1– Kaikias Maserati (Eduardo Mangabeira): (3)+1+1+3+1+2 = 8 pontos perdidos

2 – Katana Potobello (Cesar Gomes Neto): 2+(DNF)+3+1+3+1 = 10 pp

3 – Zeus Sailing Team (Inácio Vandresen): 1+(4)+4+2+4+3 = 14 pp

4 – Loyalty (Alexandre Leal): 4+2+(DNF)+4+2+5 = 17 pp

5 – Caballo Loco (Mauro Dottori): (5)+3+2+5+5+4 = 19 pp

Campeões Brasileiros da Classe C30     

2012 – Loyal – 06 (Marcelo Massa) – GVI

2013 – Loyal – 06 (Marcelo Massa) – GVI

2014 – Loyal – 06 (Marcelo Massa) – GVI

2015 – Loyal – 06 (Marcelo Massa) – GVI

2016 – Zeus Team – 08 (Inácio Vandresen) – ICSC

2017 – Katana Portobello – 07 (Cesar Gomes Neto) – ICSC

2018 – Caiçara UV.Line – 09 (Marcos de Oliveira Cesar) – Pindá IC (Ilhabela)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo