Cooperativa de crédito: uma forma alternativa de administrar os recursos financeiros

Celso Figueira, Presidente Central Sicredi Brasil Central – Foto: Divulgação

Essa época do ano é muito importante para nós do cooperativismo, pois é o período que ocorrem os processos assembleares. Uma época em que a cooperativa estreita o relacionamento com o associado e se aproxima dele. Período também, que o associado pode contribuir com as decisões e com o crescimento da cooperativa. Mas você sabe o que é ser associado de uma cooperativa de crédito?

A cooperativa de crédito é um tipo de sociedade de pessoas, que disponibiliza produtos bancarizados e se diferencia pela forma de administração. Nessa forma de organização, que está crescendo e expandindo, as pessoas podem administrar seus recursos financeiros, fazer transações financeiras com a cooperativa, ao invés de fazer com um banco convencional.

Outra diferenciação, é que o resultado dessas operações fica com o sócio, ou seja, o associado, ao final do exercício recebe de volta de acordo com a movimentação a participação nos resultados da Cooperativa, fazendo com que este recurso permaneça nas comunidades onde a Cooperativa atua.

É uma forma diferente de fazer a administração dos recursos de uma comunidade, distinta do banco, a cooperativa é formada por pessoas e traz resultados significativos na melhoria de vida das pessoas.

Na cooperativa, o sócio, independente do capital que ele detém na sociedade, ele vale um voto na decisão da cooperativa. O sócio é o real dono do negócio, tudo que a cooperativa desenvolve é em função do associado, que tem o direito de participar das assembleias, da construção do planejamento estratégico, das discussões, enfim, participar das decisões, como todo dono faz.

E para se tornar um associado, é muito simples. Basta ir à uma de nossas agências, associar-se e automaticamente sua conta estará aberta. A partir daí a pessoa já faz parte do nosso Quadro Social e é um dos donos do empreendimento cooperativo.

Estamos ainda no início do ano, aproveite e conheça uma nova forma de administrar seus recursos financeiros e venha para o Sicredi, pois quem coopera cresce!

*Celso Ronaldo Raguzzoni Figueira – Presidente da Central Sicredi Brasil Central

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo