Leite: Senar/MS oferece Assistência Técnica e Gerencial a mil produtores rurais do estado

O ano mal começou e aproximadamente mil produtores de leite de Mato Grosso do Sul já recebem o curso Negócio Certo Rural, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Esse é primeiro passo para participar da Assistência Técnica e Gerencial da instituição.

Com as orientações do curso, os produtores da pecuária de leite estão aptos para receber a consultoria do programa Mais Leite, iniciativa que melhora a gestão na propriedade e amplia as possibilidades de rentabilidade e sustentabilidade.

Foto: João Carlos Castro

Antes de iniciar a capacitação, os produtores rurais informam o interesse ao sindicato rural do seu município. Com a sinalização, a equipe inicia o trabalho verificando a demanda. Em seguida, os interessados são convidados para uma reunião de sensibilização, que é a apresentação da metodologia a ser aplicada.

“O programa oferece um norte para a produção e traça uma meta a ser alcançada. Com gestão, o produtor consegue saber quanto deve produzir de leite por dia para obter lucro na atividade, aplica técnicas sustentáveis que geram resultados e transformam a propriedade e suas vidas”, explica a diretora técnica do Sistema Famasul, Mariana Urt.

Neste ano, o Mais Leite está presente em 51 municípios, com um corpo técnico formado por 40 profissionais que atuam no campo, além de quatro supervisores. Com o diagnóstico, a equipe oferece um conjunto de ações adequadas para cada propriedade que vai desde manejo, administração do negócio, planejamento, entre outras.

O coordenador do programa, Juliano Coelho, fala que não existe uma receita de bolo para obter resultados, mas o engajamento é fator determinante. “O conhecimento oferecido nas capacitações e o planejamento otimizado com base em indicadores podem influenciar diretamente na efetividade da iniciativa”, explica.

Na cartela de cursos de Formação Profissional Rural – FPR, o Senar/MS tem ainda capacitações de produção de leite com qualidade, criação de bezerras e novilhas, casqueamento de bovinos, fabricação de derivados de leite, ordenhadeira mecânica, manejo básico de bovinos de leite e de ordenha, além de palestras, oficinas e encontros técnicos que atendem produtores de leite, trabalhadores da área e familiares.

Educação no Campo – O Sistema Famasul divulgará todas as quartas-feiras uma matéria sobre as principais ações educacionais do Senar/MS. Acompanhe!

Quer saber mais sobre esse setor em MS? Clique aqui e leia a editoria Mercado Agropecuário dessa semana. Na sexta-feira, vamos apresentar um case de sucesso na editoria Transformando Vidas!

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo