BR-163/MS registra mais de 126 mil ocorrências em 2018

Concessionária divulga balanço com número de atendimentos

Em balanço divulgado pela CCR MSVia, o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), oferecido gratuitamente a quem trafega pela BR-163/MS em Mato Grosso do Sul, atendeu a 126.670 ocorrências em 2018. Destes, 46.433 referem-se a atendimentos de socorro mecânico e 3.566 de socorro médico.

O levantamento apontou que os atendimentos mais frequentes são os de pane mecânica, ou seja, problemas mecânicos resultados da falta de manutenção no veículo: 28.553 casos (22,5%). Em seguida, aparecem eventos de objetos na pista com 15.338 ocorrências (12,1%). Ambos os assuntos são temas constantes de campanhas de conscientização realizadas pela CCR MSVia, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF/MS) e órgãos parceiros.

Atendimento SAU – Foto: Rachid Waqued

“Essa ação de conscientização do usuário precisa ser constante, de forma que ele entenda claramente os riscos que uma pane mecânica pode acarretar, uma vez que o veículo pode parar repentinamente no meio da rodovia. Da mesma forma, um resíduo lançado para fora do veículo enquanto ele transita pela via”, explica Paulo Linck, coordenador de Interação com o Cliente da CCR MSVia.

Ele conta que, no acumulado desde que o SAU começou a operar na BR-163/MS, pane mecânica e retirada de objetos da pista lideram os casos registrados pelo Serviço. De outubro de 2014 até dezembro de 2018 são 117.050 casos de pane mecânica e 110.044 casos de retirada de resíduos.

Socorro mecânico

Entre os atendimentos de socorro mecânico, após os eventos de pane mecânica, os mais comuns foram de pneu furado (7.122 – 5,6%), pane seca (3.647 – 2,9%), superaquecimento do motor (2.880 – 2,3%), pane elétrica (2.070 – 1,6%) e bateria descarregada (1.344 – 1,1%), em 2018.

Já o acumulado aponta quase 190 mil atendimentos, desde o início da operação do SAU, sendo, na sequência: pneu furado (29.585), pane seca (16.113), superaquecimento do motor (11.309), pane elétrica (7.997) e bateria descarregada (5.369).

SAU

O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da CCR MSVia conta com cerca de 500 colaboradores que trabalham em revezamento para dar cobertura 24 horas por dia a partir de 17 bases operacionais instaladas estrategicamente ao longo da rodovia. Uma frota com cerca de 80 veículos faz parte da estrutura do SAU, entre elas 17 ambulâncias-resgate (05 unidades móveis de terapia intensiva), 04 viaturas de intervenção rápida, 09 guinchos pesados, 17 guinchos leves, 18 inspeções de tráfego e 11 caminhões de serviço. A administração logística desse aparato é feita pelo Centro de Controle Operacional, CCO, que conta com 477 câmeras em Circuito Fechado de TV, para monitoramento do tráfego à distância. Também são empregados 18 Painéis Fixos de Mensagens Variáveis e 17 Painéis Móveis de Mensagens Variáveis, instalados em pontos estratégicos para permitir informar, em tempo real, eventuais interferências no tráfego. Desde o início do Serviço já foram atendidas mais de 560 mil ocorrências na BR-163/MS.

Fonte: Sato Comunicação

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