Corrigir a mordida sem uso de aparelho de metal? É possível!

Dentista Ana Flávia B. de Paula conta sobre os alinhadores

Adeus aos fios, bráquetes e borrachinhas! Os alinhadores são uma alternativa interessante e estética de tratamento ortodôntico, já que é realizado a partir de placas transparentes e, por isso, mais discreto para iniciar a mudança no sorriso. A ortodontista Ana Flavia Borges de Paula explica como é fácil se adaptar aos alinhadores, que, além de incolores, são removíveis e apresentam resultado em curto de período de uso.

“O tempo é compatível com o de um tratamento ortodôntico com aparelhos fixos, os resultados já são visíveis desde os primeiros meses de tratamento”, afirma a dentista. A espera para o resultado final varia de acordo com a gravidade do problema do paciente, que pode usar os alinhadores ainda criança. “Pode-se usar desde os 8 anos de idade, ainda na troca dos dentes de leite pelos permanentes”.

Foto Divulgação

As placas transparentes devem ser trocadas todos os meses, pois movimentam os dentes progressivamente. “No mesmo mês, o paciente utiliza dois alinhadores por arcada, sendo um por dez dias e o outro por 20 dias”, conta Ana Flavia Borges de Paula, especialista no tratamento. Com encaixe perfeito nos dentes, o uso correto dos alinhadores é simples. “É necessário usar o máximo de horas possível, cerca de 22 horas diárias, inclusive dormir com eles”, explica a dentista.

Como qualquer procedimento, é necessário cuidados para que o resultado fique impecável. “É preciso retirar para comer e escovar os dentes, sempre acondicionar na caixinha própria. Evitar embrulhar em guardanapo ou colocar em bolsos”, aponta a Dra. Ana Flavia B. de Paula. A higiene também é imprescindível quando o assunto são os dentes, por isso ela considera importante limpar de forma correta os alinhadores. “Deve-se limpa-los sempre com escova macia e um pouco de pasta de dentes ou sabão neutro cerca de duas vezes ao dia, e antes de dormir.” Com o tratamento realizado com a responsabilidade do dentista e ajuda do paciente, os alinhadores unem o efeito esperado com a estética discreta das placas transparentes durante o uso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo