Filmmaker ensina como fazer vídeos incríveis de suas viagens de férias

O filmmaker Gabriel Queiroz dá dicas para fazer vídeos incríveis com seu smartphone para as redes sociais de suas viagens de fim de ano e de férias.

Filmmaker Gabriel Queiroz – Foto: MF Press Global

Fim de Ano está chegando, e com ele vem as férias escolares, alguns tiram férias também do trabalho, e esta é a época em que muitos viajam, sozinhos ou em família, para aproveitar o recesso nas atividades.

O filmmaker Gabriel Queiroz traz dicas para você fazer vídeos incríveis das suas viagens, sozinho ou em família, mesmo que você só tenha o seu smartphone, e assim consiga registrar os seus melhores momentos com máxima qualidade, pra arrasar nas redes sociais, partilhando seus vídeos e memórias

1 – Limpe a lente

Essa dica pode parecer besteira, mas se você reparar agora na câmera do seu telefone, ela pode estar suja ou engordurada, fazendo com que a imagem não fique tão nítida. Antes de filmar ou tirar fotos, limpe a lente para garantir a melhor imagem

2 – Grave nos melhores horários

Filmar ao amanhecer e ao entardecer são as melhores opções, onde a luz do sol é mais baixa e mais suave fazendo com que as cores e as sombras fiquem muito mais bonitas.

Nos horários entre 11 horas e 14 horas, a luz do sol que vem de cima faz com que o nosso rosto fique com muitas sombras ruins, como embaixo dos olhos e no nariz

3 – Filmar na horizontal não é mais uma obrigação

Se você quer que as pessoas vejam o seu vídeo em tamanho real no monitor de um computador ou em uma TV, mantenha o seu smartphone na horizontal enquanto grava.

Agora, se você pensa em já postar no seu feed do instagram, grave com o telefone na posição vertical para evitar os cortes laterais e manter mais qualidade no seu filme.

4 – Use as duas mãos

Para gravar um vídeo mais suave e estável, use as duas mãos para segurar o smartphone. Para aumentar ainda mais a estabilidade, tente manter os cotovelos na lateral do seu corpo. Firmar bem os pés no chão e mover toda a parte superior do corpo — e não apenas a câmera — também pode resultar em movimentos mais suaves.

Sombras e Luz Suave – Foto: Gabriel Queiroz / MF Press Global

5 – Aproveite a luz

A luz é uma parte importantíssima na hora de conseguir uma boa imagem. No entanto, ela pode ser sua amiga ou inimiga durante uma filmagem. É preciso saber trabalhar com a luz disponível e usá-la a seu favor. Ao ar livre, por exemplo, tente encontrar uma posição onde o sol está iluminando uniformemente a cena que você deseja gravar.

Se algumas partes da cena estão muito claras ou muito escuras, adquira o hábito de mudar sua posição até encontrar outro ângulo que ainda permita o enquadramento desejado, mas onde a luz esteja melhor.

Brinque com a luz, gerando contornos e sombras, deixe a luz do sol entrar na câmera formando os famosos (flare) que são raios de sol entrando na imagem.

6 – Ajuste manualmente

Nem todos os aplicativos de câmera permitem ajustar manualmente a exposição e o foco, mas tente pressionar e segurar alguma área da tela do dispositivo para ativar o modo de bloqueio AE/AF (exposição automática/foco automático).

Isso vai evitar que o foco da imagem fique mudando enquanto você grava. Definir o foco manualmente pode ser uma ótima opção na hora de filmar algum objeto bem de perto e destacar alguns detalhes específico.

7 – Acessórios

Hoje em dia existem diversos estabilizadores de imagem para smartphone, o estabilizador faz com que você consiga gerar imagens cinematográficas com movimentos muito mais suaves, deixando sua criatividade fluir e pensar em cenas incríveis.

8 – Edição

Não é preciso perder horas editando seus vídeos. Muitas vezes, apenas cortar o início e o fim de uma gravação e organizar as imagens obtidos em uma ordem lógica já são o suficiente para um resultado legal.

Escolha uma trilha sonora que combine com as imagens e seja preciso nos cortes com o ritmo da música. Isso fará toda diferença no resultado final.

Na maioria dos casos, é possível fazer essas pequenas alterações no próprio aplicativo nativo do smartphone, mas o que não falta por aí são aplicativos de edição de vídeo que abrem mais possibilidades para melhorar suas imagens.

Existem uma infinidade de apps de edição de videos para smartphone ( alguns exemplos): iMovie /  AndroMedia HD / Lapse It Pro / Viddy / VidTrim Pro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo