Centro Cultural realiza palestra gratuita ”Vincos” abordando esculturas

Campo Grande (MS) – Acontece na sexta-feira (21 de dezembro), às 19h30, no Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), a palestra gratuita “Vincos” sobre escultura e modelagem com o artista Joni Lima que marca o encerramento da oficina de “Iniciação em Escultura: Modelagem” que ocorreu nos meses de novembro e dezembro.

O evento tem classificação indicativa de 12 anos e abordará os caminhos que levaram o artista Joni Lima à escultura e sua trajetória nas Artes Visuais; na qual a oficina é um novo caminho artístico para troca de conhecimentos. Além da palestra, o público poderá apreciar no hall de entrada os resultados obtidos pelos alunos da oficina.

Fotos: FCMS/Divulgação

“Depois de uma trajetória de produção em ateliê, pesquisando e produzindo sozinho – na maioria das vezes – passei a sentir a necessidade de dividir as técnicas e percepções que adquiri sobre a escultura ao longo dos anos. Sendo assim, surgiu a possibilidade de dirigir a oficina de “Iniciação em Escultura: Modelagem”, com a proposta de desenvolver como estudo a produção de um busto ou um personagem de animação, a ideia de aceitar a escolha em aberto foi uma maneira de deixar os alunos mais livres com suas características pessoais e assim desenvolver seus potenciais, tanto estético quanto simbólicos”, explica o professor Joni.

“Como resultado, tivemos uma variação muito grande tanto nos temas das esculturas, quanto no trato pessoal com a técnica, claro que de acordo com as experiências anteriores de cada aluno. Foi muito gratificante perceber que cada aluno ali, possivelmente desenvolveria uma peça sozinho, mas que com a oficina a possibilidade se concretizou”, relata o professor.

Fotos: FCMS/Divulgação

“Ver a pluralidade de peças produzidas na oficina, me fez pensar sobre a necessidade de manifestar a criatividade individual de cada um, principalmente pela expressão das ideias contidas em cada escultura e, outro ponto muito importante a destacar é a concretização de uma ideia através do planejamento e do esforço mental e emocional do indivíduo”, conta animado o artista.

Ministrante – Joni Lima que se dedica ao estudo da escultura desde sua formação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); participou de exposição no Museu de Arte Contemporânea (MARCO), já ganhou o prêmio aquisição pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e, nesse ano, ganhou o prêmio de melhor conjunto de obras pelo Festival de Artes Plásticas de Campo Grande que ocorreu no Armazém Cultural.

Serviço – Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho ou pelo telefone 3317-1795.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo