História dos moradores de Corumbá (MS) é eternizada em livro

Projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, é realizado com apoio da Votorantim Cimentos

Capa do livro com histórias de Moradores de Corumbá – Foto: Divulgação

Alunos de escolas municipais de Corumbá (MS) participaram de uma iniciativa inédita que resultou no livro: “Corumbá na vida sonhada, na vida vivida e na vida contada por seus moradores”. A publicação, que reúne entrevistas e ilustrações feitas pelos alunos sobre a vida dos moradores, faz parte do projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa.

O livro foi lançado no dia 8 de dezembro, durante o encerramento das atividades do projeto em Corumbá. A realização do projeto teve o apoio da Votorantim Cimentos, que já realizou o projeto nos municípios de Imbituba (SC), Capivari de Baixo (SC), Xambioá (TO) e Fercal (DF). Segundo Fernanda Recife, analista de Responsabilidade Social, da Regional Centro-Norte, da Votorantim Cimentos, ao destacar histórias de vida de pessoas comuns, o Museu da Pessoa contribui para fortalecer as comunidades. “É um projeto em que as pessoas se sentem protagonistas na construção da história de onde vivem, sendo ainda uma iniciativa que incentiva a leitura de adultos e jovens, um elemento essencial para a formação cidadã de forma sólida e consistente”, afirmou.

Em Corumbá, além de ter possibilitado o desenvolvimento da escrita e da imaginação de 540 alunos de 18 escolas municipais, o projeto foi também uma oportunidade para eternizar a história de Corumbá sob a ótica dos moradores. “São várias histórias que valorizam a nossa cultura e a nossa cidade. Por meio deste livro, faremos um importante resgate histórico e cultural de Corumbá, servindo de referência para futuras gerações que quiserem saber mais do cotidiano do seu povo”, relatou o secretário municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu.

Os alunos ficaram empolgados em participar do projeto e realizar as entrevistas com os moradores. Foi uma atividade que permitiu que os estudantes percebessem o uso social da escrita.  Para 2019, iremos planejar como os professores utilizarão o livro em sala de aula, o que enriquecerá o currículo de nosso município e diversificará as atividades em sala de aula”, disse a assessora técnica da secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Moura.

Livro desenvolvido por alunos de Corumbá – Crédito Renê Marcio Carneiro – Foto: Divulgação

Inédito em Corumbá – Para levantar as histórias dos moradores de Corumbá, a Votorantim Cimentos e o Museu da Pessoa promoveram oficinas com a participação de 36 profissionais da rede municipal de ensino, entre professores, coordenadores e gestores escolares. As entrevistas foram feitas pelos alunos da rede municipal, com supervisão dos profissionais da educação, e gravadas em vídeo. Os estudantes também produziram textos e desenhos dos entrevistados. Os registros serão posteriormente disponibilizados no Museu da Pessoa, para acesso gratuito de qualquer lugar do mundo, por meio do site: www.museudapessoa.net.

Sobre o Museu da Pessoa

Fundado em 1991, em São Paulo (SP), o Museu da Pessoa é o primeiro museu virtual de histórias de vida reconhecido nacional e internacionalmente. Conta, atualmente, com mais de 16 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto, e, aproximadamente, 72 mil fotos e documentos digitalizados. É um acervo que revela, de forma humana e pessoal, a diversidade de experiências e visões dos brasileiros. Ao longo de sua trajetória, o Museu da Pessoa também realizou cerca de 250 projetos de memória, nas áreas de Memória Institucional, Educação, Desenvolvimento Comunitário e Cultura, além de inspirar a criação de três museus: nos EUA, Canadá e Portugal. Mais informações sobre o Museu da Pessoa no site: http://www.museudapessoa.net/

Profissionais da educação pública de Corumbá contribuíram para elaboração do livro – Foto: Renê Marcio Carneiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo