Esquadra brasileira em massa na decisão da Star Sailors League Finals em Nassau

A sexta-feira consolidou as passagens de sete dos oito brasileiros para as regatas decisivas neste sábado nas Bahamas; os líderes Scheidt e Maguila seguem direto para a final

Nassau (BAH) – As últimas quatro regatas da fase de classificação da Star Sailors League Finals nesta sexta-feira em Nassau, colocaram sete dos oito brasileiros entre as dez duplas finalistas. Robert Scheidt e Henry Boening, Jorge Zarif e Pedro Trouche, Lars Grael e Samuel Gonçalves, assim como Arthur Lopes, proeiro do norte-americano Paul Cayard, correm neste sábado, quartas de final, semifinal e final a partir das 14h (DF) com transmissão ao vivo em: finals.starsailors.com

Transparência na Baía de Montagu (Gilles Morelle / SSL)

Scheidt e Boening retomaram a liderança da primeira fase com três vitórias em quatro regatas, o que lhes garantiu passagem direta à final, sem necessidade de correr quartas de final e semifinal. Ao todo, somam cinco vitórias em 11 regatas. Os vice-líderes, Mendelblat e Fatih (EUA) têm uma vitória e irão diretamente à semifinal. Zarif e Trouche terminaram em terceiro lugar; Cayard e Lopes, em sétimo.  Lars e Gonçalves ficaram em 10º lugar, conquistando a última vaga no desempate contra o barco húngaro. Augie Diaz (EUA) e Bruno Prada concluíram a SSL Finals na 16ª posição.

Tornou-se rotina para os velejadores brasileiros romper a linha de chegada da Baía de Montagu em primeiro lugar a cada regata. Fazendo um campeonato de recuperação, Lopes ganhou sua primeira prova em Nassau ao lado de Cayard. Na regata anterior a dupla havia chegado na segunda colocação, logo atrás de Scheidt e Boening, e na terceira do dia, a décima do campeonato, chegaram em terceiro lugar.

Scheidt e Maguila (Gilles Morelle / SSL)

Fizemos um pequeno ajuste em um dos cabos intermediários do mastro. Colocamos um pouco mais de tensão e o rendimento do barco melhorou muito. Realizamos um bom trabalho hoje”, justificou Cayard sobre a classificação às regatas eliminatórias. No final da décima regata quebrou o mordedor do cabo que sustenta a vela principal. Cayard e Lopes tiveram apenas alguns minutos para improvisar o conserto antes da largada da última prova.

Estamos correndo desde o início do ano com grandes resultados. O Paul (Cayard) me enviou um e-mail em janeiro perguntado se eu queria formar dupla com ele. Fiquei entusiasmado e começamos a correr regatas. No começo foi difícil, mas hoje estamos entrosados e não sinto mais pressão”, contou Lopes. A dupla foi terceira colocado no Mundial de Star e conquistou os vice-campeonatos norte-americano e do hemisfério ocidental, os três nos Estados Unidos.

Zarif e Trouche (Marc Roullier / SSL)

Sofrimento a bordo – Não faltou adrenalina na sexta-feira de Lars e Samuca, que na véspera ocupavam a sétima posição. “Tínhamos como meta velejar de forma mais conservadora para nos mantermos entre os dez e passar de fase. Na segunda regata do dia largamos escapados e pareceu que tudo estava perdido, mas nos recuperamos com um quinto lugar na terceira”, relatou Lars.

Na última prova da fase, a alternância de posições na Baía de Montagu manteve a indefinição dos últimos classificados até a linha de chegada. “Só soube que estávamos entre os dez quando retornamos ao clube e a Renata (esposa) estava me esperando no píer com um sorriso vitorioso. Durante a regata foi puro sofrimento. Temos algumas horas para ajustarmos o barco em busca de mais velocidade. Precisamos ser mais competitivos”, definiu Lars Grael.

Cayard e Lopes (Marc Roullier / SSL)

Adrenalina ao vivo – Nos quatro primeiros dias as 25 tripulações correm 11 regatas, todos contra todos, com apenas um descarte. As dez primeiras colocadas permanecem no campeonato para disputar três regatas no dia decisivo: quartas de final, semifinal e final. O líder da fase de classificação vai direto à final. O segundo colocado passa para a semifinal. A cada regata da fase decisiva três barcos são eliminados.

As regatas serão transmitidas ao vivo na Internet com os comentários de especialistas e convidados especiais no estúdio. Na água, a mais recente tecnologia em câmera HD, assim como o Virtual Eye 3D Graphics, proporcionarão uma visualização emocionante, em detalhes, intercalando-se imagens ao vivo com a telemetria animada dos barcos, direto das águas azuis e transparentes da Baía de Montagu.

Quem quiser “velejar” sem sair da poltrona, poderá jogar o Virtual Regatta, vídeo game com a simulação de todas as situações de uma regata. Acesse nosso no site oficial, Facebook, Instagram e Twitter para conferir as informações da SSL Finals 2018 e de outras competições da Star Sailors League:

finals.starsailors.com

starsailors.com

Lars e Samuca (Marc Roullier / SSL)

Os dez classificados após 11 regatas (um descarte)

1 – Scheidt/Boening (BRA): 1+(17)+3+2+2+12+3+1+7+1+1 = 33 pp

2 – Mendelblat/Fatih (EUA): 6+4+1+3+15+4+4+5+10+(20)+3 = 55 pp

3 – Zarif/Trouche (BRA): 10+12+10+4+4+1+2+6+(18)+17+2 = 68 pp

4 – Kusznierewickz/Zycki (POL): 2+11+2+15+(17)+8+10+3+16+4+4 = 75 pp

5 – Negri (ITA)/Kleen (ALE): 3+5+5+20+7+5+7+(OCS)+14+7+5 = 78 pp

6 – Melleby (NOR)/Revkin(EUA): 11+2+11+6+5+3+12+(17)+4+15+11= 81 pp

7 – Cayard (EUA)/Lopes (BRA): 13+13+14+5+(19)+14+14+2+1+3+14 = 94 pp

8 – Loof (SUE)/Natucci (ITA): 12+14+4+9+14+(19)+5+8+15+9+7 = 97 pp

9 – Rohart/Ponsot (FRA): 18+(19)+6+8+1+15+6+10+3+14+17 = 98 pp

10 – Grael/Gonçalves (BRA): 16+1+19+8+23+9+1+11+(OCS)+5+10  = 99 pp

16 – Diaz (EUA) / Prada (BRA) = 131 pp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo