Taça Brasil de MTB XCO é desafio para atletas Shimano em Maricá, no Rio de Janeiro

A cidade recebe, neste fim de semana, a competição de cross country olímpico (XCO), que contará pontos nos rankings internacionais. Em São Tomé das Letras tem Suporte Neutro Shimano em etapa do GP Ravelli

São Paulo (SP) – Os ciclistas do Shimano Sports Team têm neste fim de semana mais um importante desafio na temporada. Neste domingo (11), nove atletas de três equipes disputam a etapa de Maricá (RJ) da Taça Brasil de MTB XCO. Na competição realizada na modalidade do cross country olímpico (XCO), 30 pontos estarão em jogo para os campeões das elites masculina e feminina nos rankings mundial e para Tóquio-2020.

Karen Olimpio será a representante da equipe Squadra Oggi, os atletas Rubinho Valeriano, Guilherme Muller, Mario Couto e Giuliana Morgen estão confirmados pela Sense Factory Racing, e a Caloi Avancini Team também terá seus quatro ciclistas em ação, Wolfgang Olsen, Edson Rezende, Pedro Lage e Danielle Moraes. O evento começa no sábado (10), com a realização dos treinos livres. No dia seguinte será a vez das três baterias, às 8h, 9h45 e 11h30.

Guilherme Muller (Thiago Lemos / CIMTB)

Um dos favoritos na elite masculina, Guilherme avalia a disputa. “Cheguei no Rio com alguns dias de antecedência e choveu bastante nesse período. Estou tranquilo para esta competição, porque fiz um período de descanso no mês passado e agora retomei os treinos. A equipe Sense Factory Racing estará completa no mountain bike, por ser uma prova de ranking UCI (União Ciclística Internacional), e a ideia é pontuar o máximo possível. Quero fazer uma boa prova, respeitando minhas condições físicas atuais e ir me reconhecendo e estudando a cada volta”, avalia Guilherme Muller.

Já Karen Olimpio, um dos principais destaques do MTB feminino no País, destaca as características do circuito fluminense. “Maricá tem uma pista que curto bastante, com descidas técnicas e subidas selecionadas, além do clima ser bem quente. No ano passado venci esta disputa e, este ano, após competir pela primeira vez na ultramaratona Brasil Ride, há duas semanas, chego na Taça Brasil de MTB XCO sem nenhum treino específico. O nível estará forte, mas eu vou com tudo”, define Karen.

Karen Olimpio (Wladimir Togumi / Brasil Ride)

Ravelli Extreme – São Thomé das Letras será palco neste fim de semana de mais uma disputa do Desafio GP Ravelli, tradicional circuito de mountain bike no Brasil. A prova contará com três categorias, a pró, realizada em dois dias, e a sport e cicloturismo, ambas em um dia único. Assim como nas demais etapas do circuito, os “anjos azuis” da Shimano marcam presença com o serviço de Suporte Neutro, apoio técnico aos inscritos, independente da marca da bicicleta, componentes e patrocinadores. O serviço, disponível nas principais competições do País, é feito, a partir deste ano, em parceria com a Blue Cycle Distribuidora (distribuidor exclusivo da Shimano no Brasil).

Novidades Shimano – Em 2018, a Shimano fez o lançamento do tradicional grupo de ciclismo de estrada 105 R7000, totalmente remodelado: são novas tecnologias herdadas do Dura-Ace, alavancas de STI adequadas para mãos menores (de mulheres por exemplo) e freio a disco hidráulico – finalmente regulamentado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Vale destacar que o ciclismo de estrada é uma modalidade bastante praticada por atletas de MTB, como complemento aos treinos.

Wolfgang Olsen (Divulgação)

Também neste ano, a marca lançou o XTR M9100 e atendeu o pedido dos fãs com a configuração de 12 velocidades, trazendo muitas outras inovações. O grupo apresenta um cassete totalmente inovador com pinhões de amplo alcance de 10-45D ou 10-51D, freios com 2 ou 4 pistões, e um novo cubo com a nova tecnologia Shimano Micro Spline. Um novo projeto de configuração de freios e alavancas, que permite ao ciclista posicionar seus comandos, incluindo a alavanca de canote retrátil de selim “dropper post” XTR, em uma situação otimizada para máximo conforto e acionamento rápido.

Mais informações no site: bike.shimano.com.br

Twitter: @shimanobrasil

Fanpages no Facebook: https://www.facebook.com/ShimanomtbBrasil/ https://www.facebook.com/ShimanoroadBrasil/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo