Uma inspiração a ser seguida

Gregório Jordão completa 50 anos de bons serviços prestados ao Rotary Club de Guararapes e ao Distrito 4470.

Na noite do dia 10 de outubro de 2018, o Rotary Club de Guararapes, do Distrito 4470 realizou reunião festiva em homenagem ao companheiro Gregório Jordão que na ocasião completou 50 anos desde a sua posse no referido clube no ano de 1968. Desde então, Jordão esteve presente em mais de duas mil reuniões rotárias, participou de mais de quarenta conferências distritais, inúmeras palestras e seminários e foi presidente do clube por duas vezes, além de ter atuado firmemente para a fundação do Rotaract e Interact daquela cidade.

Em seu discurso de agradecimento, Jordão disse que teve cinco casamentos: primeiro com Deus e a religião católica que ele abraçou desde tenros anos de vida; segundo, com a sua profissão; terceiro com a sua esposa, D. Vera, o amor maior da sua vida e seus filhos, netos e bisnetos; o quarto casamento foi com o asilo da cidade e o quinto com o Rotary onde pode dar vazão aos seus sentimentos humanitários e colocar em prática o lema rotário: “Dar de si, antes de pensar em si”.

Foto: WhatsApp/Divulgação

Na festiva, estiveram presentes vários familiares (filhos, genros, noras, netos e bisnetos) do senhor Gregório e alguns familiares que fizeram sua participação por vídeo parabenizando-o pelos 50 anos de Rotary.

Companheiro que por um motivo ou outro já não fazem mais parte do Rotary Club de Guararapes também fizeram questão de comparecer ao evento e abraçar este tão estimado companheiro que se tornou uma inspiração para os guararapenses.

Governadores da região também estiveram presentes: José Luiz Baiocco (2004-05), Sidney Garcia de Sousa (2014-15), Vlademir Marangoni Filho (2017-18) e nosso governador 2018-19, Marcos Aurélio Vinholi que através de mensagem gravada e exibida em vídeo agradeceu ao senhor Gregório todos esses anos de dedicação ao Rotary Club de Guararapes e ao Distrito 4470.

O lema para o ano rotário 2018-19 é: “Seja a inspiração” e nada mais apropriado que nos inspiremos no exemplo do senhor Gregório Jordão que ao longo deste meio século imprimiu o seu DNA no clube e que deixa um legado de competência, companheirismo, dedicação e doação aos mais necessitados e que ainda tem o vigor para continuar ativo e atuante em prol da comunidade. E que venham mais 50 anos!!!

Foto: WhatsApp/Divulgação

Quem somos:

O Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras em suas cidades e pelo mundo. Para resolver problemas reais, é preciso compromisso e visão. Com dedicação, energia e inteligência, nossos associados vêm ajudando a humanidade há mais de 113 anos. Por meio de projetos sustentáveis em diversas áreas, como alfabetização, paz, saúde e recursos hídricos, estamos sempre procurando maneiras de criar um mundo melhor.

Nosso lema:

DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI

Os princípios que seguimos há mais de 113 anos servem de base para nossos valores: serviços humanitários, companheirismo, diversidade, integridade e liderança.

O que fazemos:

Como acreditamos que os problemas mais persistentes do mundo são nossa responsabilidade, os mais de 35.000 Rotary Clubs trabalham para:

  • Promover a paz
  • Combater doenças
  • Fornecer água limpa e saneamento
  • Cuidar da saúde de mães e filhos
  • Apoiar a educação
  • Favorecer o desenvolvimento econômico

Foto: WhatsApp/Divulgação

O Distrito 4470

O Rotary é formado pelos Rotary Clubs e a Fundação Rotária. Juntos, conseguem fazer a diferença em comunidades do mundo inteiro. Nossos clubes, a essência do Rotary, são formados por pessoas engajadas e dedicadas a ajudar o próximo. Durante os eventos e reuniões do clube, os associados trocam ideias, verificam e solucionam problemas, fazem planos, ouvem o que a comunidade tem a dizer e fortalecem seus vínculos de amizade.

O Distrito 4470 engloba maioria das cidades do estado de Mato Grosso do Sul, mais a cidade de Pedro Juan Caballero no Paraguai e parte do estado de São Paulo (Avanhandava à Castilho). No Distrito 4470 temos atualmente 76 clubes de Rotary, com aproximadamente 1750 associados.

O Governador:

O governador é o administrador do Rotary International no Distrito, atuando sob o controle geral e a supervisão do Conselho Diretor. O Governador é responsável pela divulgação do Objetivo do Rotary ao liderar e supervisionar os clubes do Distrito.

Foto: WhatsApp/Divulgação

O que é Rotaract?  

Os clubes de Rotaract fazem parte do esforço global do Rotary International (RI) em prol da paz e compreensão mundial e, a partir de suas comunidades, possuem grande abrangência de ação. Rotaractianos (jovens de 18 a 30 anos) utilizam recursos disponibilizados pelo Rotary International e pela Fundação Rotária e se beneficiam do apoio administrativo providenciado pelo RI. Todo clube de Rotaract deve ser patrocinado por um clube de Rotary. Sendo assim, é um programa dentro de uma instituição maior, um braço de seu(s) Rotary(s) Club(s) Patrocinador(es). O Rotaract Club foi criado pelo Rotary International em 13 de março de 1968, em North Charlotte, Carolina do Norte, EUA. No Brasil, o primeiro Rotaract Club surgiu também em 1968, precisamente em 20 de novembro de 1968, quando foi fundado o Rotaract Club de Ribeirão Pires/SP – Distrito 461 (atual Distrito 4420). O nome Rotaract surgiu da expressão “Rotary in Action” (Rotary em Ação) e o seu lema é: “Companheirismo através do serviço”.

Objetivos:

O Rotaract procura:

  • Desenvolver qualidades de liderança e perícia profissional;
  • Difundir o respeito pelos direitos dos demais, com base no reconhecimento do valor de cada um;
  • Reconhecer, praticar e promover padrões de ética, capacidade de liderança e responsabilidade profissional;
  • Estudar e compreender as carências, os problemas e as oportunidades de servir à comunidade e ao mundo.

Foto: WhatsApp/Divulgação

O que é Interact?

O Interact é um programa do Rotary que consiste de clubes de serviços humanitários para jovens de 12 a 18 anos. Embora sejam patrocinados por Rotary Clubs que os orientam e apoiam, os Interact Clubs são completamente autônomos. A composição do quadro associativo dos clubes varia bastante, podendo vir de uma ou mais escolas na mesma comunidade. Todos os anos, os Interact Clubs realizam pelo menos dois projetos, sendo um deles de cunho internacional. Através de tais iniciativas, os interactianos formam uma rede de amigos em clubes locais e do exterior, aprendendo a importância de:

  • Desenvolver qualidades de liderança e integridade pessoal;
  • Prestar auxílio e respeitar o próximo;
  • Entender o valor da responsabilidade individual e da dedicação ao trabalho;
  • Promover a compreensão e boa vontade mundiais.

O Interact é um dos programas mais bem-sucedidos do Rotary, com mais de 10.700 clubes em 109 países e áreas geográficas. Cerca de 200.000 jovens são interactianos!

Casas da Amizade:

Casas da Amizade, também conhecidas como Associações de Senhoras de Rotarianos surgiram do sentimentalismo do povo latino-americano e hoje se estendem por diversos países do mundo rotário. No Brasil, a associação de senhoras de rotarianos, sob qualquer denominação, é uma entidade civil, considerada de utilidade pública pela Lei nº 5.575, de 17 de dezembro de 1969, sancionada pelo Presidente Médici. Ocupa-se de promoções sociais e filantrópicas, e colabora voluntariamente com as realizações comunitárias empreendidas pelo respectivo Rotary Club. Tem o seu emblema, estatuto e regimento próprios, sem qualquer vínculo com Rotary, a não ser aquele decorrente do parentesco das sócias efetivas com membros do Rotary, isoladamente ou em conexão com o seu emblema, em bandeiras, flâmulas, crachás, cartazes, impressos e outros.

Com informações da Comissão Distrital de Imagem Pública

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo