Catarinense Lucas Borba disputa o Pan-Americano de MTB Downhill na Colômbia

Nos EUA, o mineiro Thiago Vinhal compete no Campeonato Mundial de Ironman do Havaí. Também no país norte-americano, o paulista Reinaldo Colucci participa de mais uma etapa da Copa do Mundo de Triathlon

São Paulo (SP) – Dono de excelentes resultados na atual temporada, com dez provas vencidas e pódio em outras cinco, de um total de 16 competições disputadas, o catarinense Lucas Borba (Manoel Marchetti/Shimano/Maxxis) tem mais um importante desafio neste fim de semana. Há cerca de dez dias na Colômbia, Lukinha – como é conhecido – será um dos representantes do Brasil no Campeonato Pan-Americano de MTB Downhill, realizado entre sexta-feira e domingo (12 a 14) na cidade de Manizales, em Caldas.

“Estão sendo dias muito bacanas aqui em Manizales. No final de semana passado corri um torneio nacional, na mesma pista que sediará o Pan-Americano de 2018. Um circuito legal demais. Lugares inclinados, várias opções de linhas para serem escolhidas, saltos naturais e um terreno bem diversificado. Porém, sempre há momentos do dia em que está chovendo, ou seja, o clima é imprevisível. A qualquer momento vem água, e a pista é modificada”, destaca Lukinha.

Lucas Borba em Manizales (Santiago Cardenas / Divulgação)

“A pista é longa, com vários trechos que exigem bastante pedal por parte dos atletas. É realmente um circuito para uma competição desse nível, exigindo o atleta ser completo. Técnica, preparo físico forte, uma pilotagem rápida e sem erros, essa é a definição para andar aqui em Manizales”, complementa o ciclista de Ibirama (SC), que tem sua bike equipada com os componentes do grupo Shimano Saint para a prática do downhill.

A programação do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike Downhill 2018 teve início nesta quinta-feira (11), com a liberação da pista para os pilotos descerem caminhando e assim estudarem melhor o traçado. A sexta-feira é o dia dos treinos livres, com os atletas divididos por grupos. Enquanto no sábado (13) está marcado o qualificatório, no domingo será a vez das descidas decisivas do Pan.

Campeonato Mundial de Ironman – Representante do Shimano Sports Team no triathlon de longa distância, o mineiro Thiago Vinhal (Sense Factory Racing) está em Kona, no Havaí, onde será disputado neste sábado o Campeonato Mundial de Ironman. A largada da prova para a elite masculina está marcada para às 6h35 do horário local (13h35 no horário de Brasília). Na disputa, Vinhal terá pela frente 3.800 m de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida. Em 2017, o triatleta Shimano foi o 13º colocado na disputa mundial do evento.

Thiago Vinhal (Pedro Cury / PedroCury.com)

Copa do Mundo de Triahtlon – O triatleta paulista Reinaldo Colucci (Sesi/Shimano) também está nos Estados Unidos, onde compete sábado na etapa de Sarasota, na Flórida, da Copa do Mundo de Triathlon. Será a primeira de duas provas que Colucci vai disputar no país, em um intervalo de apenas 15 dias. “Essa é uma prova muito importante, pois ela soma pontos para a classificação olímpica e eu busco conquistar uma boa pontuação para ficar mais próximo dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020”, explica Colucci, que terá pela frente a distância sprint, com 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida. A largada está marcada para às 15h30 no horário local (16h30 no horário de Brasília).

Novidades Shimano – Em 2018, a Shimano fez o lançamento do tradicional grupo de ciclismo de estrada 105 R7000, totalmente remodelado: são novas tecnologias herdadas do Dura-Ace, alavancas de STI adequadas para mãos menores (de mulheres por exemplo) e freio a disco hidráulico – finalmente regulamentado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Vale destacar que o ciclismo de estrada é uma modalidade bastante praticada por atletas de MTB, como complemento aos treinos.

Reinaldo Colucci (Divulgação / Corre Pra Foto)

Também neste ano, a marca lançou o XTR M9100 e atendeu o pedido dos fãs com a configuração de 12 velocidades, trazendo muitas outras inovações. O grupo apresenta um cassete totalmente inovador com pinhões de amplo alcance de 10-45D ou 10-51D, freios com 2 ou 4 pistões, e um novo cubo com a nova tecnologia Shimano Micro Spline. Um novo projeto de configuração de freios e alavancas, que permite ao ciclista posicionar seus comandos, incluindo a alavanca de canote retrátil de selim “dropper post” XTR, em uma situação otimizada para máximo conforto e acionamento rápido.

Mais informações no site: bike.shimano.com.br

Twitter: @shimanobrasil

Fanpages no Facebook: https://www.facebook.com/ShimanomtbBrasil/https://www.facebook.com/ShimanoroadBrasil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo