Alunos de Moda criam coleção de lenços em celebração ao Outubro Rosa

As peças serão doadas para a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Criações de alunos de Moda da Uniderp, a Coleção ‘Florescer’ ficará exposta no Pátio Central até dia 27 – Foto: Uniderp/Divulgação

Em comemoração ao mês de conscientização sobre câncer de mama, alunos do curso de Design de Moda da Uniderp lançam a coleção Florescer, uma linha de 20 lenços exclusivos desenvolvida especialmente para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Campo Grande. A criação contou com o apoio da Fundação Manoel de Barros e ficará em exposição na programação de Outubro Rosa do Pátio Central Shopping até o dia 27 deste mês.

Versáteis acessórios de moda, os lenços se tornaram um forte símbolo na luta contra o câncer. É na etapa em que a mulher perde os cabelos, devido à forte medicação, que as peças assumem um papel de aliadas da autoestima, pois ajudam a lidar com a nova aparência.

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Magda Braz Alves, explica que, devido a importância que o lenço tem para quem passa pelo tratamento e pela dificuldade de suportar a perda do cabelo, uma das atividades da entidade é o recolhimento e doação desse tipo de peça. “Nós, mulheres, temos o cabelo como uma moldura, um símbolo da nossa feminilidade, por isso quando a paciente perde o cabelo ou o seio, ela se sente mutilada. E na Rede Feminina ela tem a possibilidade de se enfeitar, de mudar um pouco a aparência triste em que se encontra. É por meio do lenço que nós devolvemos a sua autoestima e agradecemos imensamente essa parceria com a Uniderp na confecção de uma coleção personalizada”, revelou Magda.

Sobre a coleção

Coleção ‘Florescer’ – Foto: Uniderp/Divulgação

Coordenados pela professora de Moda Carolina Debus, as acadêmicas Anny Caroliny, Beatriz Mello, Dayene Ibrahim, Eliza Montes, Eliz Dantas e Rosimeire Silva desenvolveram a coleção utilizando estamparia artesanal, com as técnicas shibori e pintura em seda. “A primeira etapa do processo de produção foi a escolha das matérias-primas, em seguida cortamos o tecido no tamanho exato de cada lenço e, posteriormente, trabalhamos com os tingimentos, lavagens, secagem das peças, bainha e passadoria”, relatou a professora Carolina.

A escolha do tecido foi o crepe de seda, devido à sua leveza, textura e flexibilidade para amarrações e usos. Para a cartela de cores, as apostas principais foram as tonalidades suaves e pastéis, conhecidas no universo fashionista como candy collors. Elas foram mescladas com opções mais intensas, como terra, rosa, coral, vermelho, verde, azul e pêssego, resultando em uma coleção feminina, delicada e marcante.

“Foi um trabalho primoroso e que desenvolvemos com muito carinho, pois o papel que o lenço possui para as mulheres que perdem o cabelo durante o tratamento de câncer vai muito além de um acessório de estilo. Conseguimos, também, aliar mais uma ação social às atividades que a universidade já desenvolve e chamar a atenção da comunidade para um assunto sério como o câncer de mama”, avaliou a professora Carolina Debus. Além do apoio da Fundação Manoel de Barros, a coleção Florescer tem como parceiro o Pátio Central Shopping.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo