Quer reduzir o açúcar da sua alimentação? Comece a ler o rótulo dos produtos

Associado ao diabetes, obesidade, envelhecimento precoce, síndrome metabólica e aumento no risco de doenças cardiovasculares entre vários outros problemas, o açúcar está presente em diversos alimentos comuns no nosso dia a dia e das mais variadas formas. E às vezes nem nos damos conta.

A recomendação atual da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de que o consumo diário de açúcar não ultrapasse 50 gramas, mas segundo a mesma organização o ideal para a saúde seria limitar a 25 gramas (cerca de quatro colheres).

Foto: Divulgação

Essa conta inclui não apenas o açúcar que adicionamos no leite ou cafezinho, mas também aquele açúcar que vem nos produtos alimentícios como refrigerantes, ketchup, molhos, chocolate etc.

Por isso, uma estratégia importante para reduzir a ingestão de açúcar é ler o rótulo dos alimentos. É que o primeiro nome que aparece na lista de ingredientes na embalagem é o daquele que está presente em maior quantidade na composição do produto. Com essa prática, é possível começar a criar uma consciência sobre os tipos de produtos que levam mais ou menos açúcar e tentar equilibrar o seu consumo.

Para a endocrinologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Monica Moromizato, a alimentação equilibrada com menos açúcar é fundamental para evitar doenças e ter uma vida mais saudável.

De acordo com a especialista, a energia que nosso organismo precisa pode vir de alimentos como, por exemplo, frutas, de 3 a 4 por dia, e grãos integrais, como pão, arroz, massas integrais e quinoa, considerados carboidratos complexos e com absorção mais lenta pelo organismo. Nesta lista, cabe adicionar também a batata doce e tapioca.

Para quem precisa perder peso, ela alerta que abusar dos sucos naturais pode ser um erro. “Por ser rico em frutose, o suco natural tem alto índice de caloria, o que acaba tornando-o um inimigo da dieta. Neste caso, prefira sucos de frutas cítricas como limão, maracujá e caju, e os chás, desde que não sejam industrializados. Também que é possível substituir o açúcar refinado comum por adoçantes naturais como stevia e xilitol”, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo