Desigualdade e ação social da Igreja foram os temas propostos no terceiro dia do Congresso Internacional da Igreja Católica

Na manhã desta sexta-feira, 21 de setembro, as palestras apresentadas no III Congresso Internacional de Doutrina Social da Igreja, realizado no UNISAL, campus Santa Teresinha, em São Paulo, abordaram temas como cidadania, minorias e questões de gênero.

De maneira geral, os palestrantes defenderam que a Doutrina Social da Igreja é viva, dinâmica e acompanha as necessidades de mudanças e adaptações para atender os Direitos Humanos, partindo do princípio de que em cada pessoa há uma dignidade intrínseca.

Para o Padre Marcial Maçaneiro, Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma), as reflexões sobre os Direitos Humanos precisam ser aplicadas pela Igreja com um olhar de acolhimento e socorro para o ser humano, independentemente de ser, ou não, um cidadão. “No Brasil muitos olham para o imigrante como se ele fosse um criminoso, mas ele é vítima. Os Direitos Humanos precisam resgatar a proteção jurídica de quem não é cidadão, e que não é criminoso só por não ter cidadania registrada”, observa.

A Declaração dos Direitos Humanos, que completa 70 anos em 2018, tem norteado todos os assuntos durante o Congresso, com o tema “Os Direitos Humanos à Luz Da Doutrina Social da Igreja. Diante da globalização da indiferença, a alternativa é humana. (frase proferida pelo Papa Francisco)”.

Serviço

III Congresso Internacional de Doutrina Social da Igreja

Quando: 19 a 21 de setembro de 2018

Horário: dia 19, das 17h às 19h30 – dia 20, das 8h às 18h e dia 21, das 8h às 17h

Onde: UNISAL – Unidade São Paulo/Campus Santa Teresinha – Rua Augusto Tolle, 575, Santa Teresinha – São Paulo-SP

Informações: unisal.br/dsi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo