Furacão Lane se aproxima do Havaí e já provoca danos à infraestrutura da ilha

O Furacão Lane, de categoria 4, já está se aproximando da Ilha do Havaí, nos Estados Unidos (EUA), e já está provocando inundações e danos na infraestrutura da região. Todos que residem no litoral estão sendo obrigados a deixar suas respectivas casas.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais de notícias, as fortes rajadas de vento, de até 215 km/h, já estão atingindo o arquipélago e as já emitirem estado de alerta na região.

Um carro ficou parcialmente submerso no Havaí nesta quinta-feira (23/08), após a passagem do Furacão Lane – Foto: Mário Tama/AFP

Ondas gigantes, de até 6 metros de altura, estão atingindo o litoral do Havaí. Big Island foi a primeira ilha do arquipélago a ser atingida e já registra cerca de 305 mm de chuva.

Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que estradas foram bloqueadas devido aos deslizamentos de terra. Equipes de emergência foram mobilizadas e já percorrem as regiões mais atingidas.

O Governo do Havaí decretou agora a pouco estado de emergência no arquipélago e solicitou ajuda federal. Chuvas torrenciais, fortes rajadas de vento e ondas gigantes estão castigando todo o litoral do Havaí.

O chefe da Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) dos EUA, Brock Long, disse em entrevista coletiva concedida hoje à imprensa internacional, que o curso do Furacão Lane é errático e mutável, porém “o que é centro é que o Havaí será impactado pelo furacão”.

Funcionários de um estabelecimento comercial em Honolulu, no Havaí, cobrem as janelas de uma lanchonete antes da chegada do Furacão Lane – Foto: Kat Wade/AFP

Brock Long informou ainda que Big Islanf foi a primeira ilha do arquipélago a ser atingida pela forte tempestade. Os danos ainda estão sendo calculados e, por enquanto, não há registro de vítimas.

Nos preocupa extremamente a possibilidade de inundações terra adentro, deslizamentos e danos à infraestrutura de comunicações e transporte“, concluiu Brock Long.

A previsão para as próximas horas é de chuvas torrenciais e fortes rajadas de vento no Havaí e em regiões adjacentes. Acredita-se que os ventos possam chegar a até 200 km/h.

Imagem de satélite divulgada nesta quinta-feira (23/08) pela NASA mostra o Furacão Lane se aproximando do Havaí, nos EUA – Foto: HO/NASA/FP

O chefe do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) dos EUA, Steve Goldstein, disse que entre sexta-feira (24/08) e sábado (25/08) o Furacão Lane deve passar muito perto das principais ilhas que compõem o Arquipélago do Havaí.

A orientação das autoridades é para que todos os moradores deixem as áreas o mais breve possível.

Estará muito perto das ilhas havaianas e terá um grande impacto. Não é preciso um contato direto [com o olho] para ter grandes efeitos. Haverá muita chuva em todas as ilhas nos próximos dias“, disse Steve Goldstein.

Os furacões são frequentes nos Estados Unidos, mas raramente tocam o solo no Havaí. O último a causar vítimas foi o Furacão Inki, que atingiu o arquipélago há quase três décadas, deixando um saldo de seis mortes e bilhões de dólares em danos na infraestrutura da região.

Com informações das Agências Reuters, Associated Press e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo