Classe C30 retorna a Ilhabela após emoções da Semana de Vela

A Copa Suzuki será retomada neste fim de semana (25 e 26/8), com a Classe C30 na 3ª Etapa do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica.

São Paulo (SP) – Um mês após o encerramento da maior competição oceânica do continente, a Semana de Vela de Ilhabela (SVI), os barcos da Classe C30 se preparam para retornar às raias do Canal de São Sebastião no Circuito Ilhabela – Copa Suzuki. Com os dois títulos conquistados no final de julho, bicampeão da SVI e o inédito Campeonato Brasileiro, o Caiçara UV.Line, comandado por Marcos Cesar, é destaque na flotilha das velozes embarcações.

Apesar da hegemonia do Caiçara UV.Line nas últimas competições, a disputa recente em Ilhabela confirmou o equilíbrio da classe, com vantagem de apenas dois pontos do vencedor sobre o vice-campeão, Zeus Team, de Florianópolis (18 contra 20 pontos perdidos) após nove regatas. Loyal Red Nose ficou em terceiro com 22 pontos.

Largada da C30 em Ilhabela (Marcos Méndez / SailStation)

“Importante é mantermos a tripulação unida e voltarmos o foco para o Circuito Ilhabela (Copa Suzuki). O nível dos adversários está crescendo e precisamos ficar atentos”, recomenda o comandante e timoneiro do Caiçara UV.Line, Marcos Cesar. O barco do Pindá Iate Clube (Ilhabela) é o atual tricampeão do circuito.

O proeiro do Caiçara UV.Line, Gabriel De Capitani, afirma que as regatas acirradas da Semana de Vela, motivam ainda mais as tripulações da C30. “Os títulos que conquistamos em Ilhabela reforçam nosso entusiasmo. Mais barcos estiveram na raia, o que eleva o nível da classe e incentiva as equipes a cada competição”, considera Capitani.

Kaikias: sob nova direção (André Costa)

O esforço das demais tripulações nos dois próximos finais de semana em Ilhabela será perseguir ou tentar superar o líder Caiçara. Após duas das quatro etapas anuais, o Caballo Loco é o segundo colocado, seguido por eCycle +Realizado, Kaikias e Barracuda. Mais cinco regatas estão previstas entre sábado e domingo.

Barco novo, vida nova – Enquanto o atual tricampeão traz uma tripulação entrosada, o Kaikias disputará a Copa Suzuki pela primeira vez com a nova equipe, estreante na C30 há um mês na Semana de Vela. Os experientes velejadores trazem histórico vitorioso da Classe HPE 25 com o Fit to Fly, atual vice-campeão paulista, brasileiro e da Semana de Vela.

Caiçara UV.Line (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

O timoneiro do Kaikias, Beto de Jesus, encara o novo barco como um desafio para os velejadores já acostumados às regatas oceânicas. “O barco é mais técnico, as disputas mais intensas e encontraremos adversários muito bem preparados, mas para nós, será um ano de aprendizado sobre o barco: dominar as regulagens, entrosar a tripulação com treinos sucessivos e conhecer melhor os equipamentos”, aponta Beto.

O comandante Eduardo Mangabeira, assim como, Beto e Xandi Paradeda migraram do HPE 25 Fit to Fly, barco com quatro tripulantes, para o C30 Kaikias, com seis velejadores. Complementam a equipe, os ilhabelenses: Anna Júlia Tenório, campeã sul-americana de Snipe ao lado de Paradeda, Marcelo e Nicolas de jesus.

Caballo Loco (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Semana de Vela de Ilhabela de 2018 

1 – Caiçara UV.Line (Marcos César)

2 – Zeus Team (Inácio Vandresen)

3 – Loyal Red Nose (Marcelo Massa)

Campeonato Brasileiro de 2018

1 – Caiçara UV.Line (Marcos Cesar)

2 – Zeus Team (Inácio Vandresen)

3 – Caballo Loco (Mauro Dottori)

Calendário 2018 da Classe C30
25 e 26 de agosto
1 e 2 de setembro
XVIII CIRCUITO ILHABELA
Copa Suzuki – 3ª Etapa
   
24 e 25 de novembro
1º e 2 de dezembro
XVIII CIRCUITO ILHABELA
Copa Suzuki – 4ª Etapa e
XVII Regata Volta à Ilhabela

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo