Tecnologia aumenta nível das regatas e aproxima público da Semana de Vela de Ilhabela

Imagens ao vivo, mapa com evolução dos barcos em tempo real e narração com locutores especializados trazem para o Race Village as emoções das disputas na água. Boletins meteorológicos diários também colaboram para aumentar o nível das regatas.

Ilhabela (SP) – Vai longe o tempo em que velejadores contavam apenas com os sinais da natureza para orientar a navegação. Avanços tecnológicos como radar, GPS, sonda, sinais via satélite e câmeras tornam a tarefa de singrar os mares mais segura e eficaz. Na Semana de Vela de Ilhabela, a tecnologia ajuda a aproximar o esporte náutico do público. Imagens ao vivo, mapa com evolução dos barcos em tempo real e narração com locutores especializados, trazem para a terra, mais especificamente para o Race Village, as emoções das disputas na água. Boletins meteorológicos diários também colaboram para aumentar o nível das regatas.

Fotografando o barco do Píer da Vila (ZDL / Divulgação)

Instalado no Centro Histórico de Ilhabela, o Race Village conta com um telão onde são projetadas a evolução em tempo real. Para monitorar a localização dos barcos no mar, é feita uma triangulação de dados via satélite, coordenada pela empresa Comunicação 3 Brasil. Por meio dos mapas, é possível acompanhar a luta por posições no oceano. Para quem preferir obter as informações direto no computador, tablet ou smartphone, basta acessar o link: http://www.spotagora.com/svilhabela18. A diferença é que, na Vila, é possível contar com o auxílio das explicações e análises de dois especialistas em vela. Ricardo “Kadu” Baggio e Murillo Novaes explicam cada detalhe das provas ao público.

“É uma oportunidade para o público leigo conhecer um pouco mais sobre o nosso esporte, entender como é sua dinâmica. Isso porque, a pessoa assiste uma regata da terra e não entende nada. Afinal, diferente de uma prova de atletismo, por exemplo, onde todos correm alinhados, na vela, muitas vezes, vai um barco para cada lado. Além disso, com a estrutura de imagens e narração no Race Village, ajudamos a democratizar a modalidade, porque a maioria dos eventos é feita em clubes e isso restringe o acesso aos associados. Aqui, no meio do Centro Histórico, todos podem participar”, explica o locutor Kadu.

Público acompanha a regata do Píer da Vila (Divulgação)

Mídias sociais e wi-fi – As redes sociais também compartilham informações das regatas da 45ª Semana de Vela. As disputas no mar são exibidas ao vivo pela fan page da Prefeitura de Ilhabela – http://www.facebook.com/PrefeituraIlhabela/ e também na página da Secretaria de Esportes – http://www.facebook.com/esportesilhabela/. Uma equipe de 13 profissionais da Lima Filmes mostra diariamente as largadas e chegadas das regatas. Para acessar a internet no Race Village é possível se conectar com a rede de wi-fi gratuita disponibilizada pela Prefeitura em parceria com a Linktel. A rede é .SVIlhabela2018wifi e, após cadastro, a navegação é liberada.

Bons ventos – A tecnologia também auxilia os velejadores em terra. Diariamente, às 18h, o Race Village promove um Boletim Meteorológico, com João Hackerott, da Tempo OK. Doutor em meteorologia pela Universidade de São Paulo (USP) INPE e University of Bergen (Noruega), analisa e informa a previsão dos ventos para o dia seguinte, o que permite aos velejadores planejarem suas táticas com antecedência. “Trazemos para a 45ª Semana de Vela de Ilhabela a mais avançada tecnologia em previsão do tempo que existe no mundo. A Tempo OK está processando modelos com altíssima precisão sobre o Canal de São Sebastião, o que permite prever com alto grau de assertividade como os ventos se comportarão ao longo das regatas”, explica ele, que também é velejador. Com 22 anos de experiência no mar, Hackerott foi campeão Brasileiro de Laser Radial (2007 e 2015) e representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 (4° lugar na classe Sunfish). Também é possível obter informações no http://ilhabela.muitobonsventos.com.br/#/.

Público no Pier da Vila (ZDL / Divulgação)

Público acompanha regata do Píer da Vila – Após dois dias de regatas válidas pela Ilhabela Cup, a quarta-feira (25) marcou o reinício das competições válidas pela Semana de Vela. Foi um show para o público, que teve a oportunidade de ver os barcos bem de perto, quando realizaram manobras ‘colados’ ao Píer da Vila. As disputas serão diárias até o próximo sábado (28), quando serão conhecidos os campeões de todas as classes.

Atrações no Race Village – A programação cultural do Race Village segue nesta quinta-feira (26) e conta com a palestra “Os ventos que trouxeram um mar de oportunidades e vitórias”, com a velejadora Juliétty Tesch, a partir das 18h30. Em seguida, às 20h, começa o Show do Chico Martins e trio. Além das atrações noturnas, o espaço instalado no Centro Histórico tem atrações grátis ao longo do dia, como a Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela, estandes da Marinha do Brasil, ‘Meu Copo Eco’ (onde é possível comprar copos ou ‘alugá-los’, pagando um caução para receber o dinheiro de volta na devolução), do Turismo – Circuito Litoral Norte (onde é feita a inscrição para a embarcação que zarpa diariamente do Píer da Vila, às 11h, para acompanhar as regatas), e sala de cinema com sessões nos seguintes horários: 10h, 12h, 14h20, 16h30, 18h50, 21h10 e 23h20.

Disputa no Canal de São Sebastião (Marco Yamin / Sectur Ilhabela)

Nesta quarta-feira (25), a programação do Race Village é a seguinte: palestra “As baleias e golfinhos de Ilhabela”, com Arlaine Francisco e Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista, às 18h30; e apresentação da Orquestra Jovem de Ilhabela e Orquestra Popular de Ilhabela, a partir das 20h.

Turismo – Ilha marítima localizada no Litoral Norte do Estado de São Paulo, Ilhabela é um paraíso para o turismo. Reúne belezas naturais como as 40 praias, distribuídas em 130 quilômetros de costa, e montanhas cobertas por vegetação nativa, uma das maiores reservas de Mata Atlântica do planeta. Em sua natureza exuberante se espalham várias cachoeiras. Conta com aconchegantes pousadas e hotéis e mantém um agitado calendário esportivo, cultural e gastronômico o ano inteiro.

Disputa equilibrada (Marco Yamin / Sectur Ilhabela)

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

RACE VILLAGE

De 6 A 29 de julho – Praça das Bandeiras

Dia 25 – quarta-feira

18h – Boletim Meteorológico, com João Hackerott

18h30 – Palestra “As baleias e golfinhos de Ilhabela”, com Arlaine Francisco e Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista

20h – Orquestra Jovem de Ilhabela e Orquestra Popular de Ilhabela

Dia 26 – quinta-feira

18h – Boletim Meteorológico, com João Hackerott

18h30 – Palestra “Os ventos que trouxeram um mar de oportunidades e vitórias”, com a velejadora Juliétty Tesch

20h – Show do Chico Martins e trio

Dia 27 – sexta-feira

18h – Boletim Meteorológico, com João Hackerott

18h30 – Palestra “A Travessia Azul: De Ubatuba à Cape Town a bordo de um pequeno veleiro”, com o velejador Juca Andrade

19h30 – Premiação do Campeonato Brasileiro de C30, Sul-Americano e Regata de Equipe

20h – Show do Diogo Nogueira

Dia 28 – sábado

17h – Palestra “Antártica – entre o fim e o começo”, com o navegador Charlie Flesch na Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela

18h30 – Palestra “Desafios Extremos”, com os jornalistas Carol Barcellos e Clayton Conservani, na Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela

20h – Premiação da 45ª Semana de Vela de Ilhabela

Dia 29 – Domingo

18h – Show do Cesar Medina Music

20h – Show da Banda Brisa

PROGRAMAÇÃO NÁUTICA

Dias 21 a 28

45ª Semana de Vela Ilhabela

Dias 23 a 27 – Regatas com largadas sempre às 12 horas

Dia 28 – Regata com largada às 12h30

Dias 23 a 27

Campeonato Brasileiro da Classe C30

Hospitality Boat (escuna que leva o público para acompanhar as regatas)

Dias 22, 23, 24, 25, 26, 27 e 28 – Saída do Píer da Vila, às 11h

CERIMÔNIAS NO RACE VILLAGE 

Dia 27

19h30 – Premiação do Campeonato Brasileiro de C30, Sul-Americano e Regata de Equipe

Dia 28

20h – Premiação da 45ª Semana de Vela de Ilhabela

PROGRAMAÇÃO DO CINEMA

Dia 25 – quarta-feira

10h – My little pony: O filme

12h – Gaby Estrella

14h20 – Extraordinário

16h30 – Polícia Federal – A lei é para todos

18h50 – Fala sério, Mãe!

21h10 – Um perfil para dois

23h20 – Os Parças

Dia 26 – quinta-feira

10h – Uma família feliz

12h – Detetives do prédio azul

14h20 – Gaby Estrella

16h30 – Uma família de dois

18h50 – Os Parças

21h10 – A morte de Stalin

23h20 – Os Farofeiros

Dia 27 – sexta-feira

10h – Homem das cavernas

12h – Nada a perder

14h20 – Dona Flor e seus dois maridos

16h30 – Duas de Mim

18h50 – Teu mundo não cabe nos meus olhos

21h10 – Eu só posso imaginar

23h20 – Alguém como eu

Dia 28 – sábado-feira

10h – Extraordinário

12h – Um perfil para dois

14h20 – Alguém como eu

16h30 – O que te faz mais forte

18h50 – Os Parças

21h10 – Por trás dos seus olhos

23h20 – Fala sério, Mãe!

Dia 29 – domingo

10h – My little pony: O filme

12h – Uma família feliz

14h20 – Os Parças

16h30 – Mulheres Alteradas

18h50 – O castelo de vidro

21h10 – Polícia Federal – A lei é para todos

23h20 – Fala sério, Mãe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo