Take Ashauer vence Ilhabela Cup na Classe HPE 25

O barco carioca ficou à frente do Ginga, vencedor das duas regatas desta terça (24), véspera do início da Semana de Vela para a HPE 25.

Ilhabela (SP) – Os 16 barcos da maior flotilha one design da Semana de Vela de Ilhabela (SVI), abrem o principal evento da vela oceânica brasileira nesta quarta-feira (25). O Take Ashauer levará para a raia a motivação de ter vencido a Ilhabela Cup, torneio que serviu para manter as tripulações da Classe HPE 25 ativas às vésperas da SVI.

Três regatas foram disputadas segunda e terça-feira, a primeira de percurso e as outras duas, barla-sota (entre boias). A vitória do Take Ashauer na primeira, deu à tripulação o privilégio de vencer o torneio com mais um terceiro e um segundo lugares, com seis pontos perdidos, quatro a menos do que o Ginga, vencedor das duas últimas provas. Fit to Fly Maserati ficou na terceira colocação, seguido por Dom e Conquest ecom.

O vencedor Take Ashauer – Foto: André Costa / HPE

“Aproveitamos a copa para os acertos finais no Take Ashauer. Em uma classe de monotipos, qualquer ajuste pode fazer a diferença. Erramos muito hoje, principalmente nas largadas que precisam ser aprimoradas. O Ginga foi quem menos errou. É o time a ser batido, mas nós estamos com o barco veloz. É só não atrapalharmos”, brincou o tripulante da embarcação vencedora, Cássio Ashauer.

O vento sul mais forte, com as rajadas chegando a 18 nós (33 km/h), permitiu que as tripulações mais bem treinadas obtivessem melhor desempenho. “Em um dia de vento forte, o Ginga andou muito bem. O Fit to Fly estava regulado para vento mais fraco, como foi na véspera, mas já vamos providenciar os ajustes”, avisou o tático da embarcação, Xandi Paradeda, campeão pan-americano da Classe Snipe.

A partir desta quarta-feira, até sábado, estão previstas entre oito e dez regatas no programa da Classe HPE 25, com o máximo de três largadas por dia e um descarte para o pior resultado após a quarta prova. A previsão para o dia 25 é de ventos entre 10 e 15 nós na direção sudeste fora do canal, entrando pelo norte de Ilhabela, conforme o velejador e meteorologista, João Hackerott.

Fit to Fly Maserati – Foto: André Costa / HPE

Ilhabela Cup – Classe HPE 25 

1 – Take Ashauer (Marcos Ashauer) – 6 pontos perdidos

2 – Ginga (Breno Chvaicer) – 10 pp

3 – Fit to Fly Maserati (Eduardo Mangabeira) – 12 pp

4 – Dom (Pedro Lodovici) – 13 pp

5 – Conquest ecom (Marco Hidalgo) – 14 pp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo