Setor de shopping centers apresenta alta de 4,9% em vendas no mês de maio, diz Abrasce

Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) ressalta bons resultados do setor impulsionados pelo Dia das Mães, apesar da greve dos caminhoneiros.

Foto: Divulgação

São Paulo (SP) – De acordo com o monitoramento de mercado da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), a receita nominal de vendas acelerou no mês de maio no comparativo anual, com alta de 4,9%. O Índice Cielo de Varejo em Shoppings Centers – ICVS ABRASCE, também apontou alta de 2,6% da receita nominal. “A alta dos índices, tanto em maio quanto no balanço do primeiro trimestre, são um sinal de continuidade do movimento de crescimento do setor e reafirmam a expectativa da entidade em fechar 2018 com crescimento entre 5% e 6%.”, declara o presidente da Abrasce, Glauco Humai.

Considerando o mix de vendas, o crescimento de lazer/entretenimento foi de 26,54%, vestuário 3,71% e alimentação 7,73%. A alta tem grande relação com o aumento no ritmo de vendas nas semanas que antecederam o Dia das Mães, segunda data mais importante do ano para o comércio varejista. Segundo o levantamento, a receita nominal apurada no período entre os dias 7 a 13 de maio registrou alta de 6,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O desempenho das vendas em maio só não foi ainda melhor pelos impactos negativos da greve dos caminhoneiros nas últimas semanas do mês que bloquearam estradas de todo o país, afetando a distribuição de mercadorias. As vendas registraram reduções entre os dias 25 e 28 de maio, com destaque para a forte redução de 28% no dia 27/05 (domingo). Apesar disso, a entidade acredita que não haverá impacto na projeção de crescimento já divulgada (5% a 6%, em 2018).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo