Mais de 200 barcos abrem a Semana de Monotipos em Ilhabela

Competição começa neste sábado (7) e vai até segunda-feira (9) e reunirá cerca de 300 velejadores em 20 classes, além de competições paralelas, como o Brasileiro de Star com a presença de grandes nomes como Torben e Lars Grael

Ilhabela (SP) – Julho é o mês da vela em Ilhabela. Considerada a capital nacional da modalidade náutica, a cidade ganha um colorido especial com a 45ª Semana de Vela de Monotipos. As regatas começam neste sábado (7) e seguem até segunda-feira (9). A competição vai reunir mais de 200 barcos, divididos em 20 classes, contando com um número superior a 300 velejadores. Entre eles, os consagrados irmãos Torben e Lars Grael, que disputarão o Brasileiro de Star, um dos campeonatos inseridos na programação esportiva.

A 45ª Semana de Vela de Monotipos terá disputas nas classes Laser Standard, Laser Radial Feminino e Masculino. Laser 4.7, Finn, Snipe, Hobie Cat 14 e 16, Optimist, 420, Tornado, Nacrs 20, Dingue, Open Bic, A- Class, 29er, Windsurf Slalom, Fórmula Windsurf, Fórmula One Design, Rs:X e Kitsurf. Além do Campeonato Brasileiro de Star, as competições paralelas também incluem o Campeonato Sudeste Brasileiro de Hobie Cat, Laser e Snipe. Estão programadas sete regatas para todas as classes, regidas pelas regras da regata a vela (RRV) 2017/2020.

Lars e Samuel Gonçalves, atuais campeões brasileiros de Star (Divulgação / Arquivo Pessoal)

Além das feras do Brasileiro de Star, classes como Hobie Cat, Snipe e Optimist têm expectativa de disputas mais acirradas nas águas de Ilhabela. O Campeonato Sudeste Brasileiro de Snipe contará com o casal de namorados baianos Rafael Martins e Juliana Duque, que recentemente conquistou o título sul-americano, e o gaúcho Alexandre Paradeda, campeão brasileiro de 2017. Também despontam na luta pelo título, velejadores como Mário Sérgio de Jesus, o Juninho, Vicente Monteiro e Renê Hormazabal, os três de Ilhabela. Na Hobie Cat, o atleta pan-americano Claudio Teixeira está confirmado. Na Optimist, 60 barcos devem alinhar para a largada neste sábado e a previsão é de equilíbrio entre os garotos.

“A Semana de Vela de Monotipos oferece oportunidade para jovens velejadores ganhar experiência, sentir o clima de competição e conviver com grandes nomes da modalidade. Além disso, a Optimist está recebendo muitos barcos, porque o brasileiro da classe vai ser em Ilhabela em 2019 e garotos do Rio de Janeiro e Brasília virão treinar, competir e conhecer a raia em Ilhabela”, explica Cuca Sodré, coordenador técnico da Semana de Monotipos. A sede e secretaria do evento serão na Escola Municipal de Vela Lars Grael (avenida Santos Dumont, s/nº, no Saco da Capela). As Áreas de Regatas serão no Canal de São Sebastião.

Flotilha de Optimist a mais numero da Semana de Monotipos (ZDL / Divulgação)

Feras dos mares – O Campeonato Brasileiro da Classe Star reunirá grandes velejadores em Ilhabela. Entre estão irmãos e medalhistas olímpicos Torben e Lars Grael. Eles competirão em uma flotilha de altíssimo nível contra atletas como Marcelo Belotti, atual campeão sul-americano, que vai correr com Pedro Bolder, com quem ganhou a Star na Semana de Vela em 2015; Henry Boennning, o Maguila (medalha de prata na SSL Finals de 2017 ao lado de Robert Scheidt) como proeiro do experiente Dino Pascholato, bicampeão do Hemisfério sul, campeão mundial máster e gand máster, entre outras conquistas; a dupla paulista Marcelo Fuchs/Ronald Seifert, campeão mundial em 2015 e bicampeã sul-americana; o argentino Torkel Borgstrom, que tem diversos resultados internacionais, entre outros.

Os irmãos Grael travarão um duelo particular valendo a hegemonia nacional nas águas de Ilhabela. Torben soma oito títulos brasileiros na Star, sendo sete como timoneiro e um como proeiro, 1981, ao lado do tio Erik Schmidt, enquanto Lars tem sete conquistas, todas como timoneiro, incluindo a vitória no ano passado, ao lado de Samuel Gonçalves, o Samuca. “Apesar dos números, não existe clima de rivalidade. Tenho muita admiração, carinho e respeito pelo Torben e velejar contra ele é sempre uma honra, seja ganhando, raramente, ou perdendo, quase sempre”, explica um bem humorado Lars, lembrando que o irmão, que terá Guilherme de Pádua como parceiro, conquistou o título europeu no ano passado.

Barcos chegam no caminhão para o evento (ZDL / Divulgação)

A 45ª Semana de Vela de Monotipos é organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, com apoio técnico da Confederação Brasileira de Vela e da Federação de Vela do Estado. “Essa é uma grande oportunidade para atletas iniciantes, como os nossos alunos das escolinhas. Ilhabela é o único município, do Brasil, a possuir uma escola municipal de vela”, atesta o prefeito Márcio Tenório.

Race Village – Em paralelo às competições ao longo do mês de julho, que culmina na tradicional Semana de Vela de Ilhabela – entre 20 a 28 – a Secretaria de Desenvolvimento e do Turismo promoverá a Race Village. A ação começa a partir desta sexta-feira, no Centro Histórico da cidade, e vai receber vasta programação musical e cultural ao longo de 22 dias e promete reunir milhares de pessoas. “O mês de julho é especial para Ilhabela, pois conseguimos unir importantes campeonatos de vela com atrações em terra que vão entreter tanto os competidores, como seus acompanhantes, a comunidade e turistas interessados em curtir as belezas de Ilhabela”, resume o secretário de Turismo Ricardo Fazzini.

Programação no mar e na terra em julho (Divulgação)

Programação da Semana de Monotipos

Dia 7 (sábado)

Das 9h às 10h30 – Inscrição

Às 11h – Abertura Oficial

Às 13h – Regatas

Dia 8 (domingo)

Às 12h – Regatas

Dia 9 (segunda-feira)

Às 12h – Regatas

Às 17h – Premiação e confraternização

Mais informações:

Site: www.turismoilhabela.com

Facebook: http://www.facebook.com/turismoilhabela/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo