Em 4 etapas, o segredo da Lojas Calci para comprar bem – e vender melhor ainda

Da negociação com fornecedores ao estoque inteligente, como fazer uma loja de calçados vender melhor mesmo na crise

Estoque parado e cheio de calçados da coleção anterior. Vendas que não deslancham pela dificuldade em atualizar o mix de produtos. Dificuldade em fazer pedidos assertivos, sem sobras ou faltas em excesso.

A maioria dos comerciantes já passou por situações assim, e superar esses problemas é tarefa complicada para quem precisa trabalhar no dia a dia para pagar as contas, os funcionários, o aluguel do ponto.

Reconhecendo estas dificuldades, a Lojas Calci, franquia gaúcha de calçados e acessórios multimarcas, adotou 4 medidas que têm por objetivo facilitar a vida do varejista – tenha ele experiência do ramo ou não – e, claro, gerar mais lucro.

Portal de Compras das Lojas Calci – Foto: Divulgação

Negociação com fornecedores

A Lojas Calci negocia em escala com os maiores fornecedores do país e disponibiliza os resultados para os franqueados. Faz a curadoria do mix de produtos, pré-definindo o que será disponibilizado com base em indicadores de venda, de giro, de margem. Estes indicadores têm origem na própria franquia e também nos fornecedores, conhecedores do mercado. Além disso, a Lojas Calci conta com a consultoria da Usefashion, um dos maiores grupos do mundo em referência de moda.

Estoque inteligente

Através da tecnologia, a franquia oferece todo o planejamento de compras para o franqueado. Auxilia no aumento da velocidade de giro do estoque. Rafael Colombo, gerente de Compras da Lojas Calci, explica que muitos lojistas têm estoque para até 12 meses, e com o planejamento de compras o giro pode chegar a quatro meses. Isso diminui o capital parado dentro da loja. “Utilizamos uma metodologia chamada ‘open to buy’, que libera espaço no estoque para comprar.” Assim, o lojista mantém a quantidade de produtos no tamanho necessário. “Se o lojista compra demais, precisa liquidar e perde margem; se compra de menos, perde venda. Nosso planejamento de compras regula o estoque.”

Esta medida vale inclusive para o comerciante que está transformando sua loja em Lojas Calci: a primeira ação é diminuir o estoque existente e parado com promoções; com dinheiro em mãos, o novo franqueado consegue adquirir bons produtos com base no planejamento e ingressar novamente em um círculo virtuoso.

Rafael Colombo – Foto: Divulgação

Portal de Compras

O sistema exclusivo da Lojas Calci é uma ferramenta que exclui o papel do representante, do fornecedor, dentro da loja. Enquanto algumas franquias emprestam a bandeira e homologam fornecedores que irão negociar diretamente com os franqueados, na Lojas Calci o Portal de Compras entrega as sugestões de pedidos prontas. Se não quiser fazer alterações, o franqueado faz o seu pedido em dois minutos – inclusive através de seu telefone celular. O lojista não necessita de experiência em compras, uma vez que a sugestão chega pronta a ele. É uma ótima alternativa para investidores que não têm experiência no mercado ou segurança na operação.

Business Inteligence

Sistema integrado de tecnologia da informação que leva ao franqueado, em tempo real, informações referentes a estoque, venda, giro de produtos, desempenho. O sistema oferece segurança para o lojista na hora de fazer a compra e realizar ações de gestão de estoque em seu ponto de venda.

Sobre a Lojas Calci

Criada em Lajeado, interior do RS, a Lojas Calci já conquistou por duas vezes o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Entre seus destaques estão a facilidade e a rentabilidade da operação, a tecnologia empregada e o apoio ao franqueado, com acompanhamento permanente da operação. Em 2018 a empresa já inaugurou lojas no Mato Grosso do Sul e no Paraná, e deve abrir unidades ainda em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Para saber mais: www.lojascalci.com.br

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