Pesquisam relacionam agrotóxicos a casos de puberdade precoce em bebês

Deputados se articulam para aprovar 'Pacote do Veneno' enquanto pesquisas relacionam agrotóxicos a casos de puberdade precoce em bebês

Em meio à Copa do Mundo, comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que facilita a liberação de agrotóxicos no Brasil e, agora, o texto deve ser votado em plenário. O polêmico projeto, chamado de ‘Pacote do Veneno’, gerou manifestações contrárias de cerca de 250 entidades — a ONU entre elas.

As crianças da região da Chapada do Apodi estão expostas à contaminação devido a presença de agrotóxicos na água. Foto: Melquíades Junior

Pesquisas revelam que agrotóxicos são cancerígenos, causam má formação de fetos e puberdade precoce em crianças. Em Limoeiro do Norte, no interior do Ceará, onde há pulverizações aéreas nas plantações, famílias de trabalhadores rurais relatam “banhos de veneno” e crianças de 1 ano e 6 meses com desenvolvimento precoce de mamas.

A professora Antônia Lucí Silva Oliveira resistiu em reconhecer que o corpo da filha não estava normal. Aos seis meses de idade, ela começou a notar o crescimento das mamas da menina. “Para me acalmar, o médico disse que estava recebendo muitos casos como o dela da nossa região”, lembra.
Continue lendo 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo