Senar/MS: chegando à 20ª edição, Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural leva atendimentos à Brasilândia

Ação realiza 500 consultas e coletas de exames.

O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizou, nesse sábado (23), a 20ª edição do Programa Saúde do Homem e da Mulher, em Brasilândia, distante 285 Km de Campo Grande. Aproximadamente 200 pessoas foram atendidas, totalizando 500 procedimentos realizados, como: consultas médicas, exames, testes rápidos de glicemia e pressão arterial.

O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, ressalta a importância da iniciativa. “O Sistema Famasul já percorreu 18 municípios de Mato Grosso do Sul levando esse trabalho de prevenção, que é fundamental para acompanharmos a evolução da expectativa de vida dos cidadãos brasileiros. A diretoria do Sindicato Rural de Brasilândia é nosso importante parceiro e, por isso, desenvolve ações em prol da comunidade”.

Foto: Rodrigo Corrêa/Assessoria

Saito destacou, ainda, outras ações realizadas no município. “Somente neste ano foram 400 pessoas capacitadas pelos cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) do Senar/MS, além dos quase 2 mil alunos que recebem a metodologia do Programa Agrinho, demonstrando a relevante atuação do sindicato rural”.

O evento aconteceu em parceria com o Sindicato Rural de Brasilândia, secretaria municipal de Saúde, Hospital do Câncer Alfredo Abrão e SBU/MS – Sociedade Brasileira de Urologia.

O diretor do Sindicato Rural de Brasilândia, Luís Valdir Trevizan, que no ato representou o presidente da entidade, Adolfo Chorati Cavalhieri, ressaltou: “A medicina preventiva é o melhor caminho para chegarmos à terceira idade de forma mais tranquila. Estamos muito felizes com a presença maciça de trabalhadores rurais, homens e mulheres do campo, que hoje priorizaram a saúde”.

O prefeito, Antônio de Pádua Thiago, comentou sobre a importância do acesso aos atendimentos médicos oferecidos pelo programa. “Muitos municípios do interior, como o nosso, não têm como disponibilizar essas especialidades e, com certeza, esse evento nos auxilia muito. Agradecemos a essa parceria com o Senar/MS e Famasul, e com certeza muitas outras virão”, declarou.

Presente na cerimônia de abertura, o deputado estadual Eduardo Rocha, destacou que “a união das gestões pública e privada contribuem para o desenvolvimento da sociedade em todas as esferas”.

Vanilda Pereira da Silva, 60 anos, produtora rural no assentamento Pedra Bonita, aprova a iniciativa. “Sempre que tenho que fazer o preventivo vou para Presidente Prudente (SP) ou Três Lagoas. Quando não tem disponível, tenho que pagar consulta particular. Hoje aqui tem de graça, e fui bem atendida”.

Participaram da solenidade a 2ª diretora tesoureira do Sistema Famasul, Thaís Carbonaro Faleiros; o presidente do Sindicato Rural de Aquidauana, Frederico Borges Stella; o vice-presidente do Sindicato Rural de Bonito, Marcelo Bertoni; o vice-prefeito de Brasilândia, Gabriel Baez Gonçalves; e a secretária municipal de Saúde, Adeliza Abrami.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo