Prática de lobby nas políticas públicas no Brasil é tema de novo livro da Editora FGV

A Editora FGV lança no dia 29 de junho, em São Paulo, o livro Lobby e políticas públicas, uma publicação da Coleção FGV de Bolso, que pretende tratar o tema de forma objetiva, sem demonizar a atividade de lobby, e tampouco endeusá-la. Os autores Wagner Mancuso e Andréa Gozetto apresentam uma síntese das principais questões relacionadas à prática do lobby no cenário político no Brasil.

A obra gira em torno de oito pontos principais: o que é lobby; quem são seus agentes (os lobistas); quais são os alvos dessa atividade; em que momentos do processo decisório o lobby está presente; como o lobby é feito nesses diversos momentos; quão influentes são os lobbies; que contribuições e problemas tal prática pode acarretar; e como enfrentar o desafio de regulamentar esse fenômeno.

Foto: Divulgação

Para a produção do livro, os autores ouviram especialistas no assunto e tiveram a colaboração inclusive de lobistas, que partilharam as suas impressões sobre a atividade.

Para os autores: “O lobby é um fenômeno onipresente na política brasileira e está presente em cada decisão parlamentar ou governamental que afeta nos­sas políticas públicas. No entanto, esse fenômeno ainda tem recebido atenção muito escassa da academia e da sociedade. Por isso, está na hora de recolocar os grupos de interesse no centro das atenções”.

O livro conta com prefácios de Clive S. Thomas, pesquisador sênior no Instituto Foley de Política e Serviço Público, da Universidade do Estado de Washington (EUA) e consultor na empresa Political Advocacy Strategies; e Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

Serviço:

Lançamento – Lobby e políticas públicas

Data: 29/06, às 19h

Local: Blooks Livraria – Cinema Reserva Cultural – Avenida Paulista, 900 – Bela Vista – SP

Autores: Wagner Mancuso e Andréa Gozetto

Páginas: 140

Preço: R$ 24,00 (impresso) e R$ 16 (e-book)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo