Festival Varilux de Cinema Francês começa amanhã na Capital

Evento será realizado na Capital entre 7 e 20 de junho, no Cinemark, e contará com ações como sessões educativas, de democratização e roda de conversa que levarão o festival para outros espaços

Foto: Divulgação

O Festival Varilux de Cinema Francês se consolida no calendário cultural de Campo Grande com a terceira edição sendo realizada entre os dias 7 e 20 de junho. Com uma seleção que traz o melhor da cinematografia francesa contemporânea, o festival oferecerá 20 lançamentos, além da exibição de um clássico: “Z”, de Costa-Gravas. Este ano, a programação se estende por Campo Grande, com a realização de sessões educativas para estudantes de colégios da Capital, uma sessão de democratização na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e uma roda de conversa no recém-inaugurado Sesc Cultura. Todas as ações realizadas fora da rede multiplex serão gratuitas.

“O público campo-grandense conta com a certeza desse momento de cultura, que traz uma opção diferente em cinema, irreverente e inteligente, que abarca diversos gêneros como o romance, a comédia, o drama, entre outros”, explica Marcia Saddi, Vice-Diretora da Aliança Francesa de Campo Grande, produtora regional do Festival Varilux de Cinema Francês na Capital. Neste ano, o evento segue como o maior do mundo, atingindo 87 cidades brasileiras. Em 2017, mais de 180 mil pessoas foram aos cinemas acompanhar os filmes franceses – em Campo Grande foram mais de duas mil pessoas.

Segundo Marcia, ações educativas como as sessões para estudantes e a roda de conversa têm como objetivo “alargar as fronteiras do festival. Queremos que o Varilux chegue a outros públicos. Um dos objetivos é difundir a cultura francesa, mas também acreditamos que o cinema contribui para uma sociedade mais cultivada, consciente e integrada ao mundo”, aponta. Um festival do porte do Varilux coloca Campo Grande em um cenário cultural semelhante ao dos grandes centros brasileiros, demonstrando a capacidade que a cidade tem de abrigar grandes eventos e o interesse do público em consumir produtos culturais que sejam diferentes”.

Para a realização em Campo Grande, o festival conta com os patrocinadores: Instituto de Olhos Lizabel Gemperli (Isoms), Alameda Multimarcas, Domus Bistrot, Alugue Sem Fiador, Clínica Dr. William Rodrigues e Bourbon Café. Os apoiadores culturais desta edição são a Casa de Ensaio, a Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania, Rádio Educativa 104,7 FM e Sesc Cultura.

A produção nacional é da produtora carioca Bonfilm e o evento conta com patrocínio principal da Essilor/Varilux, Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo