Morre no Rio de Janeiro o ator e humorista Agildo Ribeiro

Ator e humorista Agildo Ribeiro – Fotos: Divulgação

Morreu na manhã deste sábado (28/04) no Bairro do Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, aos 86 anos, o ator e humorista Agildo Ribeiro. As causas do falecimento ainda não foram divulgadas, mas já se sabe que ele sofria de problemas cardíacos.

Agildo Ribeiro, como ficou conhecido no meio artístico, nasceu no Rio de Janeiro no dia 26 de abril de 1932 e se chamava Agildo da Gama Barata Ribeiro Filho. Filho de um revolucionário, foi educado em um colégio militar.

Criou dezenas de personagens em aproximadamente seis décadas de carreira. Alguns de seus bordões ficaram famosos e seu rosto se tornou um dos símbolos do humor no Brasil.

Trabalhou com grandes nomes do humor brasileiro, como Jô Soares, Paulo Silvino, entre outros. Foi casado com a atriz Didi Barata Ribeiro, falecida em 2009 e, também, com as atrizes e humoristas Consuelo Leandro (1932-1999) e Marilia Pera (1943-2015).

Ator e humorista Agildo Ribeiro – Fotos: Divulgação

Agildo Ribeiro começou sua carreira artística como ator em uma emissora de rádio, mas seu reconhecimento veio mesmo com os trabalhos de humor nas emissoras de TV. Na época ele dizia que bastava “abrir a boca para todo mundo rir. Eu nasci para ser artista”.

Possui dezenas de trabalho no Teatro, Cinema e Televisão, tendo sido o primeiro ator a interpretar o personagem ‘João Grilo’ no espetáculo teatral ‘O Auto da Compadecida’, de Ariano Suassuna.

Na década de 1960 atuou ao lado do ratinho italiano ‘Topo Gigio’ em um programa infantil exibido pela TV Globo. Posteriormente, em 1983, Agildo Ribeiro e o ratinho ‘Topo Gigio’ se apresentaram na TV Bandeirantes (Band).

Ele também atuou em vários humorísticos na TV Brasileira. Na Rede Globo podemos destacar os programas: Planeta dos Homens (1976 a 1981), Estúdio A…gildo (1982), Humor Livre (1984) e Zorra Total (2005 a 2009). Na TV Manchete destacamos o programa Cabaré do Barata, exibido entre 1989 e 1990.

Ator e humorista Agildo Ribeiro – Fotos: Divulgação

Agildo Ribeiro participou de várias novelas, tanto na TV Globo quanto na TV Manchete, dentre as quais destacamos ‘De Quina Prá Lua’ (1985) na TV Globo e Mandacaru (1997) na TV Manchete.

Já no cinema ele atuou nos filmes ‘Casa da Mãe Joana (2008) e ‘O Homem do Ano’ (2003).

Em 2011, Agildo Ribeiro descobriu que tinha um filho, na época com 47 anos, chamado Marcelo Galvão, de uma relação amorosa do ator em 1965. Durante o encontro com o filho ele descobriu que era avô de uma linda menina.

O velório do ator e humorista Agildo Ribeiro aconteceu entre a manhã e à tarde deste domingo (29/04) e a cremação está prevista para acontecer no final da tarde.

Programa ‘O Planeta dos Homens’ (TV Globo) – Christiane Torloni e Agildo Ribeiro (1980)

 

Programa ‘País das Maravilhas’ (TV Bandeirantes/BAND) em 1987

 

Programa ‘Cabaré do Barata’ (Rede Manchete) em 18/07/1990

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo