Novo Polo: Aumento de preços e demora na entrega atrapalham vendas para Pcd

Consumidores relatam cancelamento de pedidos feitos há pelo menos três meses por conta do reajuste de valor

Novo Volkswagen Polo Comfortline 200 TSI

Novo Volkswagen Polo Comfortline 200 TSI

Depois de cinco meses de espera, Daniel Schmalz ficou bastante decepcionado quando foi informado pela concessionária Volkswagen onde reservou seu novo Polo que não receberia mais o carro na configuração que gostaria. Durante a espera, o automóvel sofreu seu primeiro aumento de preços e passou a custar mais de R$ 70 mil. Schmalz havia escolhido um carro com valor abaixo disso, para poder ter direito à isenção de imposto destinado ao público PCD.

Em novembro de 2011, ele reservou o Polo 1.0 turbo Comfortline, a versão intermediária  equipada ainda com o pacote Tech II, que custaria no fim das contas R$ 69.350. O carro novo deveria ser entregue até fevereiro de 2018, mas o prazo de entrega de três meses foi estendido e, em março, toda a gama do Polo teve seu primeiro aumento de preços. Como o carro ainda não havia sido faturado, a concessionária entrou em contato com Schmalz para avisá-lo de que a aquisição da versão solicitada com o pacote opcional Tech 2 não seria mais possível, pois seu valor final havia aumentado para R$ 70.650.

Novo Volkswagen Polo Comfortline 200 TSI

Novo Volkswagen Polo Comfortline 200 TSI

A loja então ofereceu duas opções: o cancelamento do pedido ou a troca pelo Polo Comforline com pacote tecnológico inferior (Tech I), que sairia por R$ 69.350. “É um absurdo nós clientes entrarmos com a compra em 24/11, por exemplo, e após 3 meses a fábrica nos impor isso: ou aceitamos o Comfortline com o pacote 1 ou o cancelam o pedido”, conta Schmalz.

O pacote opcional Tech 1 não conta com ar-condicionado digital, câmera de ré, detector de fadiga, sistema de frenagem pós-colisão, porta-luvas refrigerado e porta-malas com rede, itens presentes no kit Tech 2.

Mas Schmalz não foi o único consumidor a se sentir lesado. O mesmo aconteceu com Anderson Araújo, que considera o Polo um bom carro, mas não gostou da postura da concessionária durante a negociação. “O pacote Tech 1 não é ruim, Mas acontece que escolhemos um carro mais equipado e agora estamos sendo forçados a regredir nossos pedidos”, afirma.

Em busca de esclarecimentos, outros clientes tomaram a iniciativa de entrar com processos judiciais contra a montadora, outros decidiram aceitar o carro com um pacote inferior de equipamentos para não perder o prazo do processo para aquisição do modelo com isenção de impostos. “Pensei em entrar com processo, mas seria desgastante” conta o consumidor Dini Nelson. “Pedi o Polo com o pacote mais completo de equipamentos, mas me ligaram e ofertaram o menos equipado sem ônus. Já que teria que desembolsar em torno de R$ 700 a mais pela nova tabela, acabei aceitando”, afirma.

Para remediar a situação, algumas lojas tem oferecido o Polo Comfortline com o pacote Tech 1 sem o rejuste de preço sofrido em março. Mas esse negociação é apenas para os clientes que haviam feito o pedido até 28 de fevereiro.

Em nota, a Volkswagen afirma que os clientes que perderam o benefício da isenção após os reajustes de preço estão sendo individualmente contatados pelas concessionárias para negociação dos pedidos e “estão recebendo proposta para adequação dos modelos e opcionais de seus pedidos, a fim de ajustá-los às faixas de valores estabelecidos por lei para o benefício das isenções”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo