Estudantes participam do Programa de Iniciação Científica Júnior em Campo Grande

Com parceria inédita, alunos de ensino fundamental e médio participam de Programa de Iniciação Científica Júnior em universidade da Capital

Foto: Divulgação

Acontece nesta quinta-feira (08), a partir das 8h30 no Teatro Dom Bosco, o lançamento oficial do Programa de Iniciação Científica Jr, uma parceria entre o Colégio Salesiano Dom Bosco e a Universidade Católica Dom Bosco que vai possibilitar a participação de 40 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e dos 1º e 2º anos do Ensino Médio em projetos de iniciação científica da instituição de ensino superior.

Ao todo, serão 35 projetos divididos em cinco grandes áreas do conhecimento: ciencias biológicas e de saúde, ciencias agrárias, ciências exatas e da terra, ciências humanas e ciências sociais, jurídicas e aplicadas.

A supervisora do Colégio Salesiano Dom Bosco, Edilma Mota Sampaio, explica que essas atividades extracurriculares são oportunidades para inserir os alunos em uma nova perspectiva.

“A nossa formação é integral, por isso sempre vamos além do currículo normal focado em Enem e em vestibulares. Queremos contribuir para a formação total do aluno e essa é uma oportunidade para o aluno ampliar sua visão de futuro”, afirma.

Foto: Divulgação

A aula inaugural está prevista para o dia 27 de março e a participação dos alunos vai acontecer toda quarta-feira no período vespertino, quando se reunirão no Colégio, serão levados de ônibus até a UCDB, almoçarão nas dependências da Universidade e então iniciarão as atividades.

O Plano de Ação inclui pesquisas de campo, participação em eventos e o desenvolvimento de um artigo ao final do ciclo, que acontece em novembro.

A coordenadora do Projeto de Iniciação Científica Jr da UCDB, Carina de Oliveira, lembra que fora do Brasil é muito comum ver alunos de Ensino Fundamental e Médio produzindo ciência e explica que a parceria promove benefícios para todos.

“Nossos alunos de graduação são beneficiados com a oportunidade de ensinar e aprender ensinando, os programas de pós-graduação da universidade ganham com a agregação social e os alunos participantes do projeto aprendem a olhar o mundo de forma diferente e, apesar de ainda novos, têm condições de começar a preencher o currículo na plataforma CNPq e já ir pontuando para sua futura carreira acadêmica”, explica.

O evento de lançamento contará com a presença da equipe pedagógica e de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e dos 1º e 2º anos do Ensino Médio do Colégio Salesiano Dom Bosco, equipe pedagógica da Universidade Católica Dom Bosco e o Reitor Pe. Ricardo Carlos.

Serviço

Lançamento Oficial do Programa de Iniciação Científica Júnior

Data: 08/03/2018

Horário: 8h30

Local: Teatro Dom Bosco, Avenida Mato Grosso, 225, Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo