Programa Estágio Participação oferece oportunidades para universitários na Câmara dos Deputados

Os estudantes selecionados receberão apoio para participar das atividades em Brasília.

Em 2017, mais de 1200 universitários participaram dos programas Estágio Visita e Estágio Participação – Foto: ASCOM

A 2ª Secretaria da Mesa-Diretora da Câmara dos Deputados divulgou o calendário de candidaturas às cinco edições do Estágio Participação que irão ocorrer em 2018. O programa, que tem duração de três dias, é voltado a estudantes universitários de todo país e de qualquer área de formação.

A deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), titular da 2° Secretaria da Câmara, ressalta a importância dos jovens universitários acompanharem de forma interativa as atividades da Casa. “O estágio proporciona aos universitários um aprofundamento em temas relevantes e atuais sobre as pautas do Parlamento, e expõe o papel da instituição para a democracia do nosso país”, comentou a deputada.

Para participar, os estudantes deverão ser universitários, brasileiros e, no momento da inscrição, ter idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos. Estudantes de pós-graduação também poderão se inscrever. Os participantes selecionados terão as despesas de hospedagem, alimentação e translado entre o alojamento e o local de realização das atividades do estágio arcadas pela Câmara dos Deputados.

Inscrições

Para ser aceito no programa, o universitário precisa passar por um processo seletivo (confira datas de realização na tabela abaixo), que consiste responder a um quiz com perguntas a respeito de assuntos relacionados à Câmara dos Deputados.

“O mecanismo de escolha dos universitários é democrático e contempla jovens de todas as regiões do país. A interação entre os universitários é uma oportunidade para eles conheçam as diferenças regionais, troquem informações debatam soluções para os problemas”, explica Mariana.

Os candidatos serão classificados segundo a nota obtida no quiz, calculada automaticamente pelo sistema considerando-se o número de acertos obtidos e o tempo gasto para responder as perguntas. Após a divulgação do resultado e a convocação por e-mail, os candidatos selecionados deverão proceder à inscrição no Programa Estágio Participação, encaminhando os documentos abaixo relacionados para o e-mail inscricaoep.cefor@camara.leg.br:

  • Formulário de inscrição
  • Autodeclaração de saúde, mencionando inclusive se é portador de alguma necessidade especial, ou se possui alguma restrição de saúde.
  • Cópia da carteira de identidade e CPF;
  • Declaração da instituição em que conste que o aluno está regularmente matriculado, bem como o curso e o semestre que está cursando.

CALENDÁRIO 2018

ESTÁGIO PARTICIPAÇÃO

EDIÇÃO TEMA QUIZ RESULTADO DO QUIZ REALIZAÇÃO
Março Segurança Pública 05 a 08/02 14/02 19 a 21/03
Maio A definir 19 a 22/03 26/03 07 a 09/05
Agosto A definir 04 a 07/06 11/06 06 a 08/08
Outubro A definir 13 a 16/08 20/08 08 a 10/10
Novembro A definir 17 a 20/09 24/09 26 a 28/11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo