China bane a fabricação de 553 carros por alto consumo de combustível

Decisão afeta Volkswagen, Mercedes-benz, Chevrolet, Audi, BMW e muitos outros já a partir de janeiro de 2018

Frota de veículos elétricos compartilhados da Happy EV em Wuhan, na China (Foto: Wang He/Getty Images News)

Frota de veículos elétricos compartilhados da Happy EV em Wuhan, na China (Foto: Wang He/Getty Images News)

A China não quer mais saber de carros beberrões. O governo do país proibiu a fabricação de 553 modelos de carros já a partir de 1º de janeiro de 2018. A decisão afeta todas as principais empresas que produzem no país, incluindo Volkswagen, Mercedes-benz, Chevrolet, Audi, BMW e muitos outras. Os modelos que deixarão de ser fabricados não foram aprovados nas novas metas de consumo de combustível e emissões de poluentes estabelecidas para o próximo ano.

Segundo a Bloomberg, a lista divulgada para a indústria pelo Centro Chinês de Serviço de Tecnologia ainda é preliminar, e deve adicionar novos carros em breve. Fabricantes locais, com o FAW, também foram afetadas.

O secretário geral da Associação de Veículos de Passageiro da China, Cui Dongshu, afirmou que os 553 modelos representam uma fração “muito pequena” da produção de veículos chinesa.

As recentes decisões do governo chinês têm afetado seriamente a produção global de veículos. A partir de 2019, 10% das vendas das montadoras no país deverão ser de veículos elétricos ou híbridos. A China deve banir completamente a venda de veículos a combustão até 2040.

Volkswagen, General Motors e BMW foram algumas das montadoras que revelaram planos agressivos de eletrificação para atender à demanda e, assim, garantir seu espaço no maior mercado do mundo. Até outubro de 2017, a produção de veículos na Chiina atingiu 22,9 milhões de unidades, uma alta de 4% em relação à 2016.

Enquanto isso, no Brasil, o Inovar-Auto — programa que tinha como objetivo atualizar e aprimorar a indústria automotiva — deixará de existir com o fim de 2017 e seu substituto, o Rota 2030, nem tem previsão de sair do papel…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo