Vítimas de violência doméstica, como a Mulher Moranguinho, devem procurar ajuda psicológica

Segundo a psicóloga Miriam Farias, a mulheres podem sofrer de estresse pós-traumático.

O cantor Naldo Benny foi denunciado no último sábado por agressão pela mulher, a ex-dançarina Ellen Cardoso, a Mulher Moranguinho. De acordo com ela, Naldo a teria agredido com socos, tapas e puxões de cabelo após uma discussão por ciúmes. Ellen já passou por exame de corpo de delito. O caso reacendeu o debate. Afinal como ficar a saúde mental da mulher vítimas de violência doméstica.

É um tema sensível, mas centenas de mulheres ainda sofrem abusos físicos, psicológicos e emocionais diariamente. Para superar relacionamentos conturbados e situações traumáticas, as vítimas devem se afastar do parceiro manipulador e, se necessário, procurar ajuda psicológica.

Os efeitos negativos gerados por esse tipo de relacionamento são classificados como estresse pós-traumático, que afeta principalmente a parte psicológica da vítima, em decorrência da violência, agressões e ameaças”, conta a psicóloga Miriam Farias.

O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) é um transtorno de ansiedade. “Ocorre quando a pessoa passa por alguma situação traumática que coloque em risco sua integridade física ou perigo a sua própria vida. Tal situação geralmente provoca uma sensação de impotência ou horror”, explica a profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo