Citroën revela C4 Cactus que será produzido no Brasil

Facelift do crossover adotou linhas mais arredondadas e lanternas espichadas na horizontal

Dianteira recebeu faróis maiores e luzes de rodagem diurna mais arredondadas

Dianteira recebeu faróis maiores e luzes de rodagem diurna mais arredondadas

A Citroën vai fabricar o crossover C4 Cactus no Brasil a partir de 2018 e o modelo já chegará com o primeiro facelift, revelado hoje na Europa. O visual ficou bem mais interessante. Os airbumps, aquelas proteções infladas com ar nas portas passaram para a parte de baixo e os faróis e lanternas foram espichados. O objetivo foi aproximar o utilitário compacto dos demais modelos compactos da marca francesa.

É basicamente o mesmo carro que tem sido flagrado no Brasil pelos leitores. Como alguns já haviam reparado, o modelo clicado em testes tem faróis um pouco espichados e lanternas de leds com efeito tridimensional. Só que o carro produzido em Porto Real, Rio de Janeiro, terá alterações.

Citroën C4 Cactus Brasileiro já terá o Facelift

Citroën C4 Cactus Brasileiro já terá o Facelift

Alguns elementos serão aperfeiçoados, caso dos vidros traseiros deslizantes (são basculantes no europeu), enquanto outros serão simplificados, exemplo do airbag do passageiro abrigado no teto.

Por mais que seja anunciado como um Hatchback compacto ultraconfortável pelo time francês da Citroën, no Brasil o Cactus será vendido como Crossover em uma fatia acima do C3. A base PF1 foi otimizada, mas ainda tem dimensões compactas. São 4,17 metros de comprimento e 2,60 m de distância entre-eixos, medidas que o deixam distantes dos 4,58 m e 2,62 m do Honda HR-V na mesma medida, só para citar um concorrente.

Teto panorâmico fará parte do C4 Cactus nacional, mas vidros das portas traseiras serão melhores

Teto panorâmico fará parte do C4 Cactus nacional, mas vidros das portas traseiras serão melhores

Ele será oferecido apenas com motor 1.6 aspirado e turbo, tal como é o primo de plataforma Peugeot 2008, também produzido em Porto Real. Só que ambos passarão a contar com opção de caixa automática de seis marchas para o 1.6 THP, novidade esperada para o facelift do 2008, também em 2018.

Quanto ao C4 Cactus europeu, o facelift trouxe uma novidade interessante de mecânica. O modelo é o primeiro Citroën a adotar o sistema de suspensão com dois stops de amortecedores, que valem tanto para a compressão quanto para o retorno. Chamado de Progressive Hydraulic Cushions, o sistema promete suavizar a rodagem como faria um mecanismo eletrônico ou a ar bem mais caro e é demonstrado no vídeo abaixo.

Além disso, o C4 Cactus facelift também recebeu novos bancos com maior suporte e capazes de imprimir uma postura mais confortável. Em itens, são novidade assistentes de condução como controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automática, contudo, o Cactus nacional será mais simples também neste aspecto e não terá todas as opções disponíveis no velho continente.

Assentos mais confortáveis e isolamento acústico superior marcam o facelift do C4 Cactus

Assentos mais confortáveis e isolamento acústico superior marcam o facelift do C4 Cactus

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo