UL realiza Segundo Encontro Anual sobre atmosferas explosivas

Evento gratuito acontece no dia 31, no Senai Mauá.

Sede do Senai em Mauá (SP) – Foto: Divulgação

Segundo Encontro Anual da UL do Brasil sobre Atmosferas Explosivas, em 31 de outubro, na unidade do Senai em Mauá, é mais uma iniciativa da UL destinada aos profissionais da área que buscam informações sobre segurança do ciclo total de vida das instalações “Ex”.

O evento gratuito também vai oferecer informações sobre requisitos de treinamento, qualificações, competências e certificações dos profissionais e empresas de prestação de serviços envolvidas com atividades em projeto, montagem, inspeção, manutenção e reparos de equipamentos e instalações elétricas, de instrumentação, de automação, de telecomunicações e mecânicas em áreas classificadas.

Três profissionais darão as palestras: Roberval Bulgarelli, engenheiro eletricista, com mestrado em proteção de sistemas elétricos de potência na POLI/USP, consultor técnico e engenheiro sênior da Petrobras; Eduardo Galera, Engenheiro eletricista, modalidade Eletrônica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos pela FGV, responsável pela operação do departamento de certificação de Óleo e Gás da UL na América Latina; e Giovanni Hummel Borges, engenheiro eletricista, com pós-graduação em teoria de circuitos e mais de 25 anos de experiência no setor de certificação de produtos para atmosferas explosivas, tendo criado o departamento de engenharia da UL do Brasil e obtido a acreditação desta como Organismo de Certificação de Produtos em 2002.

Desde 2016, a UL do Brasil é a única empresa aprovada no Sistema Internacional de Avaliação da Conformidade “Ex” da IEC (IECEx), na área de certificação de competências pessoais “Ex”. A empresa também recebeu aprovação internacional do IECEx sistema de avaliação da conformidade de equipamentos elétricos e mecânicos para atmosferas explosivas, no mesmo ano.

Veja abaixo quais profissionais podem participar do Segundo Encontro Anual da UL do Brasil sobre Atmosferas Explosivas :

  • Estudantes de cursos técnicos ou de nível superior nas áreas de eletricidade, eletrônica, instrumentação, automação, telecomunicações, mecânica, processo, química ou segurança industrial
  • Usuários de equipamentos e instalações de equipamentos elétricos, eletrônicos, de instrumentação, de telecomunicações ou mecânicos “Ex”
  • Executantes, supervisores, técnicos e engenheiros envolvidos com atividades de projeto, montagem, inspeção, manutenção, reparos e auditorias em áreas classificadas
  • Empresas de prestação de serviços de classificação de áreas, projeto, montagem, inspeção e manutenção de instalações elétricas e mecânicas “Ex”
  • Empresas de prestação de serviços de reparos, revisão e recuperação de equipamentos elétricos, de instrumentação, de automação, de telecomunicações ou mecânicos “Ex”
  • Empresas Provedoras de Treinamentos “Ex”
  • Empresas de Consultoria sobre instalações “Ex”
  • Organismos de Certificação de Pessoas
  • Organismos de Certificação de Produtos
  • Fabricantes de equipamentos elétricos, eletrônicos, de instrumentação, de automação ou de telecomunicações “Ex”
  • Fabricantes de equipamentos mecânicos “Ex”
  • Organismos governamentais e Associações, tais como tais como ABIQUIM, ABINEE, ABIMAQ, INMETRO, ANATEL MTE, ANP, SENAI
  • Laboratórios de ensaios de equipamentos “Ex”
  • Representantes técnicos e comerciais de equipamentos “Ex”
  • Empresas de seguros de instalações industriais “Ex”

SERVIÇO:

Segundo Encontro Anual da UL do Brasil

Local: Senai Mauá

Endereço: Rua Luiz Lacava, 162, Centro, Mauá.

Data: 31 de outubro de 2017, terça-feira

Inscrição (vagas limitadas): http://connect.ul.com/eventohazlocll.html

Confira o currículo dos palestrantes:

Roberval Bulgarelli

Engenheiro eletricista, com mestrado em proteção de sistemas elétricos de potência na POLI/USP. Consultor técnico e engenheiro sênior da Petrobras, trabalhando na Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC). Docente da Universidade Petrobras, na disciplina “Segurança ao longo do ciclo total de vida das instalações em atmosferas explosivas”. Membro da Subcomissão da Gerência de Normalização Técnica (NORTEC) da Petrobras, responsável pela elaboração e atualização das Normas Técnicas sobre eletricidade daquela Companhia. Representante do Brasil no Comitê Técnico TC-31 da IEC – Equipment for explosive atmospheres. Representante do Brasil no IECEx – Sistemas Internacionais de Avaliação da Conformidade para o ciclo total de vida das instalações “Ex”. Membro de Comissões de Estudo da ABNT/CB-003 sobre equipamentos e instalações em atmosferas explosivas, participando da elaboração e da atualização de Normas Técnicas Brasileiras adotadas das Séries ABNT NBR IEC 60079 e ABNT NBR ISO/IEC 80079. Membro do Subcomitê SC IECEx BR do Cobei. Membro dos Work Groups WG-4 (Ex Inspection & maintenance) e WG-5 (Ex Repair & Overhaul) do ExSFC – Service Facilities Committee do IECEx. Colunista mensal da revista técnica “O Setor Elétrico” com a seção “Instalações Ex”. Coordenador do Comitê Setorial de Certificações de Competências Pessoais “Ex” da Abendi. Condecorado com o prêmio de reconhecimento IEC Award 1906 pelas contribuições para a normalização técnica internacional da IEC sobre eletrotecnologia. Certificado pela Abendi nas Unidades de Competências Pessoais em Atmosferas Explosivas Ex 000 a Ex 010. Certificado pela UL do Brasil nas Unidades de Competências Pessoais Ex 000 e Ex 001, no sistema internacional de Certificação IECEx.

Eduardo Giamei Galera

Engenheiro eletricista, modalidade Eletrônica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos pela FGV. Responsável pela operação do departamento de certificação de Óleo e Gás da UL (Underwriters Laboratories) na América Latina, sendo responsável por trazer a Certificação de Competências Pessoais do IECEx para o Brasil. É qualificado como Auditor Líder ISO 9001 e Certificado Lean Sigma Greenbelt pela UL. Atuou na certificação de equipamentos para atmosferas explosivas, tais como as Unidades de Abastecimento e equipamentos com segurança intrínseca. Representante do Brasil no IECEx – Sistemas Internacionais de Avaliação da Conformidade para o ciclo total de vida das instalações “Ex”. Membro de Comissão de Estudo da ABNT/CB-003 sobre Normas Técnicas Brasileiras adotadas da Série ABNT BR IEC 60079. Membro do Subcomitê SC IECEx BR do Cobei. Membro representante do Brasil no ExPCC (Personnel Certification Committee) do IECEx. Administrador do grupo “Ciclo de Vida das Instalações Ex” no LinkedIn.

Giovanni Hummel Borges

Engenheiro eletricista, com pós-graduação em teoria de circuitos. Mais de 25 anos de experiência no setor de certificação de produtos para atmosferas explosivas. Atuou na criação do laboratório de segurança intrínseca do Labex, na gerência e na área de certificação do Cepel. Criou o departamento de engenharia da UL do Brasil e obteve a acreditação desta como Organismo de Certificação de Produtos em 2002. Foi coordenador das unidades de atmosferas explosivas da UL do Brasil, Alemanha, Dinamarca e Inglaterra. Atuou como sócio e gerente técnico e de certificação do IEx Certificações, participando no desenvolvimento e na implementação da acreditação deste organismo de certificação junto ao Inmetro. Atua na área de certificação em atmosferas explosivas na UL do Brasil. Participação na normalização sobre atmosferas explosivas brasileira, no Grinst (Grupo Regional de Instrumentação e Automação) Rio e ISA Rio de Janeiro e São Paulo. Participou na elaboração do NEC 2005. Publicação de diversos artigos técnicos nacionais e internacionais sobre segurança intrínseca e atmosferas explosivas. Membro de Comissão de Estudo da ABNT/CB-003 sobre Normas Técnicas Brasileiras adotadas da Série ABNT BR IEC 60079. Autor da única literatura nacional referente aos equipamentos e sistemas intrinsecamente seguros – Manual de Segurança Intrínseca – Ex “i” – Do projeto à instalação. Instrutor de diversos cursos sobre atmosferas explosivas, ministrados no Brasil e no exterior. Atuou de forma pioneira nos anos de 2000 e 2001 como representante do Brasil nas reuniões iniciais de criação dos sistemas de certificação do IECEx – Sistemas Internacionais de Avaliação da Conformidade para o ciclo total de vida das instalações “Ex”. Representante do Brasil no IECEx. Membro do Subcomitê SC IECEx BR do Cobei. Certificado pela Abendi na Unidade de Competência Pessoal em Atmosferas Explosivas Ex 001.

Sobre a UL

UL (Underwriters Laboratories) promove condições de vida e de trabalho seguras para as pessoas em todo o mundo por meio da aplicação da ciência para resolver os desafios de segurança e sustentabilidade. A Marca UL gera confiança, permitindo a adoção segura de novos produtos e tecnologias inovadoras.

Multinacional norte-americana, presente em mais 143 países, a UL está no Brasil desde 2000 quando iniciou as operações, com seis funcionários. Em 2013, a adquiriu o laboratório Testtech, de Porto Alegre, que atualmente conta com 50 funcionários e novas instalações em 2017. Atuando em diversas áreas no Brasil, a empresa ensaia, inspeciona, audita, certifica de acordo com as normas do INMETRO e ANATEL valida, verifica, assessora, treina e apoia outras empresas com soluções de software para segurança e sustentabilidade.

Para saber mais sobre UL, visite UL.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo