Academia Sul-Mato-Grossense de Letras elege diretoria para o triênio 2017/2020

Em assembleia geral realizada na sede da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), na manhã deste sábado (0710), com grande presença de acadêmicos, foi eleita a nova Diretoria da entidade, para o triênio 2017/2020.
Terá início no próximo 31/10 o mandato para o qual foi aclamada esta nova Diretoria, que será empossada solenemente em 30/10, quando a Academia comemorará 46 anos de sua fundação.

Essencialmente formada por poetas, a chapa eleita e que comandará os destinos da ASL pelos próximos três anos é formada pelos seguintes integrantes/acadêmicos: Presidente – Henrique de Medeiros; Vice-Presidente – Raquel Naveira; Secretário-Geral – Rubenio Marcelo; Secretário – José Pedro Frazão; 1ª Tesoureira – Elizabeth Fonseca; 2º Tesoureiro – Valmir Batista Corrêa.

Foto: Divulgação

Com 40 Cadeiras, aos moldes da ABL, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras mantém ao longo da sua existência a defesa da língua portuguesa e o cultivo da arte literária, zelando e incentivando todas as derivações da cultura nacional e estadual. A Academia tem programas literoculturais importantes, como o “Concurso de Contos Ulisses Serra” e o “Concurso de Poesias Oliva Enciso”. Mantém ainda o “Chá Acadêmico” – apresentando palestras de interesse da sociedade -, o “Suplemento Cultural” – caderno literário mais antigo de forma ininterrupta no país – e a “Revista da ASL”, dentre outros.

Referência cultural de Mato Grosso do Sul, a ASL, que inaugurou sua nova sede recentemente (na Rua 14 de Julho, 4715, altos do São Francisco – Campo Grande), atende aos que buscam seus serviços e orientações, além da biblioteca e obras para pesquisas. Foi fundada em 30/10/1971, pelos escritores Ulisses Serra, Germano de Souza e José Couto Vieira Pontes, como Academia de Letras e História de Campo Grande – essa denominação predominou até dezembro de 1978, quando em assembleia geral às vésperas da instalação da nova unidade da Federação (MS), em 1979, a instituição foi transformada em Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Foi sediada por muitos anos na Rua Rui Barbosa nº 2624 (centro de Campo Grande), em casa doada pelo acadêmico Luiz Alexandre de Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo