A série Grace & Frankie, da Netflix, reacende a discussão do papel dos idosos no empreendedorismo

Nesse domingo, dia 01 de Outubro, se comemora o dia do idoso no país

Cena de ‘Grace & Frankie’, que viraram empreendedoras após os 70 anos – Foto: Divulgação

A imagem estereotipada que temos das pessoas acima de 60 anos é cabelo branco, crochê nas mãos ou como estamos na era fitness indivíduos dessa faixa etária correndo e comendo uma maça. O que Marta Kauffman e Howard J. Morris fez foi desmistificar essa ideia generalista que temos dos idosos. Ambos criaram a história de duas senhoras, aparentemente rivais, que passam por um processo litigioso com os seus respectivos maridos e têm de recomeçar a vida do zero após os 70 anos.

Dando alma a este enredo, as experientes atrizes Jane Fonda (77) e Lily Tomlin(75), mostram que mulheres e homens maduros têm desejos, sonhos e acima de tudo podem se virar sozinhos e terem um próprio negócio. A série que carrega o nome das duas personagens, Grace & Frankie, estreou da Netflix em 2015 e em 2017 já estava rodando a terceira temporada.

A história da Netflix mostra que pessoas mais experientes podem sim ter ideias inovadoras para ganhar dinheiro e como todo ser humano precisa de apoio para colocá-las em prática. Uma das cenas mais emblemáticas é quando Grace e Frankie vão ao banco e levam um sonoro não do gerente. Ambas tentavam solicitar um pedido de crédito para começar um negócio irreverente no mercado de Sex Shop. Esse episódio mostra o preconceito que pessoas com essa faixa etária sofrem para entrar no mundo empresarial.

O que as personagens enxergaram foi uma oportunidade de negócio devido a uma necessidade que tinham. Ou seja, souberam analisar o público-alvo do seu plano empresarial muito bem. Pensando nisso, Leiza Oliveira, especialista em carreiras e CEO da Minds Idiomas que já tem cerca 35% dos franqueados idosos, viu nesse público uma forma de aprendizado e de confiabilidade para o seu negócio.

“A população está vivendo mais e buscando formas de se engajar com outros seres e com a própria tecnologia. A Minds já tem muitos alunos experientes. Em 2015 resolvi ampliar o leque e aumentar o número de sócios mais velhos. Deu tão certo que fiz uma parceria com uma instituição bancária que facilita para os brasileiros (a) com mais de 60 anos na tomada de crédito para montar a sua escola de inglês”, evidencia Leiza Oliveira.

Pensando na data do dia 01 Outubro, Leiza Oliveira, CEO da Minds, mostra 5 fatos do porquê esse público mais vivido pode ser ótimo para a condução do seu negócio:

1) Administração excelente do tempo

É fato que a tecnologia veio para ajudar na administração empresarial, porém com ela vêm as distrações e o uso excessivo das redes sociais e aplicativos. O que os veteranos conseguem é aprender a usar essas ferramentas, aplicá-las no que for necessário e bom para o negócio, mas colocar limites para uso pessoal no momento das obrigações do seu trabalho. Com isso, conseguem render no quesito produtividade e ser tão engajado quanto qualquer jovem no digital.

2) Conseguem pedir ajuda

É comprovado cientificamente que somos seres empáticos desde o momento do nascimento, porém com as vivências o nosso cérebro consegue fazer conexões cada vez maiores e diferentes sozinhos. Quando amadurecemos temos uma sinergia maior entre a empatia e esses dados cerebrais. Tudo isso devido às experiências vividas. Logo, as pessoas mais maduras têm mais facilidade de pedir ajuda e com isso tendem a solucionar problemas empresariais de forma mais fácil.

3) Viveram muitas crises

As pessoas mais velhas viram corporações quebrarem, bancos falirem, comércios virarem conglomerados e diversos tipos de crises políticas e econômicas. Logo, eles podem ajudar o empreendedor e seus gestores a aguçarem novas resoluções para um período difícil externo e interno.

4) Acreditam no olho no olho

É comum empresas fecharem grandes acordos e contratos por Skype, vídeo conferência ou mesmo, dependendo do nicho, por Whatsapp. E tudo bem, tudo isso veio para facilitar as relações comerciais. Porém, o que o público mais experiente consegue, é ter um bom filtro de quando é melhor um encontro presencial e quando não é necessário. E vamos falar a verdade: nada substitui o bom e velho cafezinho e o olho no olho no momento do firmamento de uma parceria empresarial!

5) Trabalham por prazer

Claro que tem muitos idosos que precisam trabalhar para complementar à renda e há os que querem ganhar mais dinheiro para projetos futuros. Porém, a maioria, têm uma aposentadoria e exercer uma função em uma empresa ou como dono de um negócio tem muito mais haver com satisfação pessoal e do corpo do que uma necessidade de criar filhos, por exemplo. Esse fato deixa o trabalho mais leve o que leva a criatividade na entrega.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo