Mulheres e vacinas

Há um calendário específico para elas

A imunização geralmente é uma preocupação na infância, mas na fase adulta a mulher também precisa estar sua carteira de vacina atualizada. Há uma série de vacinas que as mulheres devem tomar para manterem-se protegidas de doenças, principalmente durante a gestação. Sem contar que é uma forma da mulher se proteger contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), como o câncer de colo de útero.

As principais são:

HPV

Recentemente tornou-se possível prevenir o câncer de colo de útero com a vacina contra o HPV. Há duas versões disponíveis: a bivalente, que protege contra os tipos 16 e 18, e a quadrivalente, que confere proteção ao organismo contra os tipos 6, 11, 16 e 18.

Para que a imunização seja efetiva, as mulheres devem receber a primeira dose a partir dos nove anos de idade. A segunda e a terceira doses são feitas um e seis meses depois da primeira, respectivamente. É contraindicada para gestantes.

Dupla bacteriana

A vacina protege contra a difteria e o tétano.  O esquema vacinal inicia aos 14 anos, com dose única e reforços a cada 10 anos.

Tríplice bacteriana

Esta vacina protege a mulher não só contra a difteria e o tétano, como também contra a coqueluche. Pode ser administrada como uma das doses de reforço da dupla bacteriana.

É importante que todas as pessoas que convivem com crianças menores de dois anos, sobretudo bebês com menos de um ano, incluindo familiares, babás, cuidadores e profissionais da Saúde, estejam imunizadas pela vacina, assim como as gestantes.

As mulheres grávidas devem receber uma dose da vacina entre a 27ª e a 36ª semana de gestação, tendo que repeti-la a cada nova gravidez. Quando não são vacinadas durante a gestação, uma dose da vacina deve ser administrada logo após o parto (de preferência ainda na maternidade).

A vacina tríplice bacteriana acelular do adulto com poliomielite (dTpa-VIP) acrescenta a prevenção da poliomielite a proteção da difteria, tétano e coqueluche. Pode ser usada nos reforços de vacinação ou substituir a vacina dTpa. Também serve como alternativa de imunização para gestantes que viajam para destinos considerados áreas de risco para poliomielite.

Vacina hepatites A e B

As vacinas contra a hepatite A e B são vacinas que o bebê recebe no primeiro ano de vida. Quando a mulher não possui o Calendário de Vacinação Infantil para saber se está imunizada contra essas doenças, ou não sabe identificar se tomou a vacina, deve conversar com o médico a respeito para verificar se está protegida contra as Hepatites A e B ou se imunizar o quanto antes.

Gripe

A mulher adulta precisa de uma única dose anualmente para proteger o organismo da gripe. A vacina é indicada até para gestantes.

“Manter o Calendário de Vacinação atualizado é a melhor maneira de garantir a proteção da saúde. Um esquema vacinal incompleto é um risco desnecessário que a mulher corre e que pode desencadear problemas no futuro, por exemplo, na gestação”, explica Dr. Alberto Jorge Félix Costa CRM-MS 1266, diretor técnico responsável da Imunitá Centro de Imunização. Ele ainda enfatiza que o organismo desprevenido é vulnerável a doenças que podem afetar o bebê. É possível evitá-las e garantir o bem-estar com uma simples ida ao médico para colocar ou verificar se a imunização está em dia.

Há outras vacinas importantes que dependem da faixa etária e da região onde a mulher mora, como da febre amarela, herpes zoster, catapora, pneumonia e etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo