Vazamento de amônia em frigorífico de MS deixa 20 pessoas intoxicadas

Foto: Tiago Apolinário da Silva/Cortesia

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul divulgou na tarde desta quarta-feira (08/02), a informação de que policiais da corporação, juntamente com militares do Corpo de Bombeiros, foram acionados para atender a uma ocorrência de vazamento de amônia no Frigorífico Marfrig, em Bataguassu, a 322 km de distância de Campo Grande, capital do Estado.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM), o incidente aconteceu no início da tarde de hoje, por volta das 12h45min (horário de MS), em decorrência de problemas na válvula do tanque de amônia. Ao todo, 20 pessoas foram intoxicadas, tendo todas sido socorridas e encaminhadas para hospitais da região.

Alguns funcionários que ficaram intoxicados chegaram a desmaiar e precisaram ser carregados para fora do prédio.

Informações preliminares revelam que o vazamento foi descoberto por funcionários da empresa, que imediatamente acionaram as equipes de resgate e iniciaram os procedimentos de evacuação do prédio.

Em nota divulgada à imprensa, a Assessoria do hospital informou que todas as vítimas foram medicadas e, posteriormente, liberadas.

Por causa do incidente, as autoridades policiais determinaram a evacuação e o fechamento do frigorífico, que permanecerá interditado por tempo indeterminado.

Foto: Tiago Apolinário da Silva/Cortesia

A Empresa Marfrig informou que nenhum funcionário ficou gravemente ferido, tendo todos sido retirados do local em segurança. Os colaborados que ficaram intoxicados foram socorridos e encaminhados a hospitais.

O comandante do 17º Subgrupamento de Bombeiros Militar, Major Teller Soares Ribeiro, informou que o vazamento foi contido, e que os funcionários do frigorífico foram rapidamente retirados da empresa.

Assim que chegamos o local já havia sido esvaziado. Em três minutos e meio, eles [funcionários] já haviam evacuado o prédio. Assim que chegamos, os funcionários intoxicados já haviam sido levados para o hospital”, disse o Major Teller Soares.

A Polícia Militar enviou uma viatura para o local e o Corpo de Bombeiros enviou nove viaturas. Os bombeiros utilizaram roupas de proteção e equipamentos de respiração.

O Certificado de Vistoria do Frigorífico Marfrig encontra-se em dia, mas essa não é a primeira vez que ocorre um incidente no local. Em outubro do ano passado, um vazamento de gás mobilizou policiais militares e bombeiros.

A amônia é um gás altamente tóxico e é normalmente utilizado no sistema de refrigeração das empresas.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CGPM/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo