Acidente aéreo mata 76 pessoas na Colômbia, incluindo jogadores do Chapecoense

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um avião com 81 pessoas a bordo caiu na madrugada desta terça-feira (29/11) em uma área montanhosa que fica localizada nas proximidades da cidade de Medellín, no Noroeste da Colômbia, causando a morte de pelo menos 76 pessoas, entre elas jogadores da Equipe da Chapecoense. As causas do acidente ainda são desconhecidas, mas serão investigadas.

Das 81 pessoas a bordo, 72 eram passageiros e 9 tripulantes. Equipes de resgate, policiais, bombeiros e militares do Exército da Colômbia já estão na região e participam do socorro às vítimas.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais de notícias, o acidente aconteceu por volta das 01h15min (horária de Brasília), próximo a Medellín, no Departamento de Antioquia, tendo a aeronave decolado de São Paulo.

Informações preliminares, ainda não oficialmente confirmadas, revelam que a Equipe do Chapecoense pretendia viajar em um avião fretado (chat), mas que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não teria autorizado a decolagem.

Por causa da proibição, a direção da Chapecoense decidiu viajar então em um avião comercial, que infelizmente não chegou ao seu destino final.

Os jogadores da Chapecoense estavam viajando para participarem da final da Copa Sul-Americana, e das 81 pessoas a bordo, cinco sobreviveram a queda, tendo todos os feridos sido socorridos e levados a hospitais de Medellín.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Entre os sobreviventes estão os jogadores Alan Ruschel e Jackson Follmann. O estado de saúde de ambos é considerado estável, porém delicado.

O jornalista brasileiro Rafael Henze também estava a bordo da aeronave e sobreviveu a queda. Ele foi resgatado com vida por um bombeiro e levado a um hospital da região.

Já o goleiro da Chapecoense Danilo, foi resgatado com vida por voluntários e levado para o Hospital San Vicente de Rionegro, próximo a Medellín. O estado de saúde dele inspira cuidados e o jogador respira por aparelhos.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty) já foi informada do acidente, tendo o presidente Michel Temer pedido informações ao ministro José Serra sobre o ocorrido.

A aeronave acidentada pertence a Empresa Aérea LaMia, com sede da Bolívia. Antes da queda, o piloto entrou em contato com a torre de controle avisando que o avião estava ficando sem combustível e que iria realizar um pouso de emergência.

A Equipe da Chapecoense iria participar nesta quarta-feira (30/11) de duas partidas finais da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional, da Colômbia. A partida foi suspensa pela Conmebol, que decidiu também suspender todas as atividades da entidade.

Com informações das Agências Brasil, Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo