Assembleia Legislativa homenageia 28 dentistas com diploma de Honra ao Mérito

Foto: Eliza Moreira

Foto: Eliza Moreira

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul homenageou na noite da última terça-feira (25) odontólogos que contribuem para o crescimento da atividade profissional e para o desenvolvimento do Estado.

Durante a sessão solene, proposta pela deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), foram entregues diplomas de Honra ao Mérito para 28 profissionais, em comemoração ao Dia do Dentista. O CRO (Conselho Regional de Odontologia) foi parceiro no evento.

“Produzir um sorrido é multiplicar felicidade. Estamos aqui hoje para celebrar os avanços da Odontologia, e para comemorar a vida e a carreira dessas pessoas que atuam no setor trabalhando pela promoção da saúde e do bem estar de nossa população, transformando sorrisos e melhorando a autoestima dos pacientes”, discursou a parlamentar.

Foto: Wagner Guimarães

Foto: Wagner Guimarães

De acordo com ela, há muito para ser comemorado no que diz respeito aos avanços tecnológicos da profissão, como crescimento exponencial dos implantes dentários, desenvolvimento de biomateriais usados como substitutos ósseos e enxerto de tecidos moles, planejamentos digitais para elaboração de próteses dentárias e restaurações estéticas, sistemas cerâmicos livres de metal para confecção de próteses dentárias, além de equipamentos de tomografia computadorizada dedicados à odontologia e os avanços na área estética.

Entretanto, também citou que ainda há muito o que avançar, sobretudo no que diz respeito ao atendimento no setor público de saúde.

“O programa Brasil Sorridente completou 12 anos com muitos avanços, mas com muitos projetos ainda por realizar. As 25 mil equipes que atuam na área cobrem apenas 38% da população na atenção básica. Apenas 858 municípios brasileiros, dos mais de 5 mil existentes, possuem centros de especialidades odontológicas. Realmente, há muito ainda o que avançar se quisermos deixar de ser o país dos desdentados”, avaliou.

Foto: Eliza Moreira

Foto: Eliza Moreira

O Brasil é o país com o maior número de cirurgiões-dentistas no mundo, o que representa 19% dos profissionais do planeta.

Ao todo, são 219.575 pessoas atuando na área, das quais 2.817 em Mato Grosso do Sul, segundo dados contidos no “Perfil Atual e Tendências do Cirurgião-Dentista Brasileiro”.

O presidente do CRO/MS, Francisco Grillo, destacou os avanços da Odontologia e agradeceu a Assembleia Legislativa pela homenagem aos profissionais.

“Temos muito o que comemorar, e muito a agradecer a esta Casa, por prestar essa homenagem à Odontologia, que tem trabalhado muito para a sociedade, tem evoluído muito como técnica. Nossa profissão hoje chegou a um estágio que poucas profissões conseguiram em duas décadas, nós avançamos muito, saindo das mutilações e passando a grandes reconstruções. Hoje é um momento de agradecimento por tudo que conquistamos e tudo que estamos podendo devolver à sociedade sul-mato-grossense”, disse.

O cirugião-dentista Edivar Martins Alves, que tem 36 anos de profissão e atua nas áreas de Ortodontia e Odontologia Facial, agradeceu a honraria em nome de todos os homenageados, destacando a importância do aperfeiçoamento do ofício.

“É um privilégio atuar nesta profissão que trabalha com necessidade humana e colabora com a saúde pública. É necessário buscar sempre o melhor, a atualização para prestar um serviço de qualidade para que as pessoas se sintam cada vez melhores, porque quando temos uma saúde bucal satisfatória, todo o restante vai conspirar para o bem”, discursou.

Também participaram da cerimônia o presidente da ABO (Associação Brasileira de Odontologia), Carlos Magno de Oliveira Rodrigues, e o padre da Paróquia Santa Catarina, que fica no Distrito de Anhanduí, Francisco Eduardo Galvão.

Foto: Wagner Guimarães

Foto: Wagner Guimarães

Homenageados

Achilles Parma Neto, Alcides Moreira, André Luís Martins, Claúdio Júnior de Alencar, Cleide Maria Liberatti, Cristiane Mitico Shibayama Kasae, Deborah Freitas Soto, Denise Garcia Saka, Edemilson Santana Silva, Fabrizia Foletto, Fernanda Mendes Fernandes, Jaconias Ulisses Marques Júnior, Luiz Claúdio de Oliveira Rocha, Luiza Maria Charbel Sontag, Nabil Mogieddine, Nayara Naulin Rotela de Jesus, Neidy Hans, Orlando Pereira Maluf, Patricia Derenuson Nelli, Robson Ajala Lins, Robson Ferreira Cantarella, Rosana Mara Giordano de Barros, Sérgio Ricardo Jacon, Symonne Parizotto, Talita de Rocco, Tânia Maria Araújo Chaves, Tiomi Suguiura Cabral e Valdir Ferreira Gonçalves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo