Poeta e romancista de Cuiabá lança livro e ministra palestra em Campo Grande

Poeta e escritor Eduardo Mahon – Foto: Arquivo Pessoal

Poeta e escritor Eduardo Mahon – Foto: Arquivo Pessoal

O poeta e escritor romancista Eduardo Mahon, que reside em Cuiabá/MT e é membro da Academia Mato-Grossense de Letras (AML), da qual é ex-presidente, lançará em Campo Grande – na quinta-feira 27, a partir das 19h – o seu novo livro, intitulado “O Fantástico Encontro de Paul Zimmermann” (ed. Carlini e Caniato), e também ministrará uma palestra aberta acerca do tema: “O Regionalismo Literário no cenário nacional”.

Com entrada franca, o evento, que contará também com apresentação do músico/cantor e compositor ZéDu (um dos maiores nomes da música regional), será na Sala Rubens Corrêa (Centro Cultural Octávio Guizzo – Rua 26 de Agosto, 453), em pauta especial do Chá Acadêmico da Academia Mato-Grossense de Letras (ASL), que comemorará 45 anos de fundação.

Sobre o Livro: a atual presidente da Academia Mato-Grossense de Letras (AML), escritora Marília Beatriz de Figueiredo, assim afirma (na ‘orelha’ do novo livro de Mahon): “A personagem atravessa o tempo como cartão de visita do excêntrico, que traz em torno de si muitos outros seres desfilando a galeria propulsora de realidade ficcional. A personagem que vagueia nas câmeras como objeto de discurso de Paul Zimmermann carrega uma reversibilidade própria da multiplicidade de seres e de todos os tipos que povoam o universo descontrolado na necessária terapia analítica literária. Livro de surpresas em suspense”.

O poeta escritor e professor mato-grossense Aclyse de Mattos, em posfácio, assevera: “O tema do duplo, numa sociedade em que a proliferação das imagens nos faz personagens, autores, vilões ou vítimas à revelia de nosso controle. A sociedade do controle e da informação acaba por soterrar-nos entre controles e informações. Há controles sobre controles. Metainformações e metadados sobre dados e informações. Quase o fantástico conto de Borges (que amava e praticava o gênero) em que o rei pede um mapa do reino na escala de 1 por 1: ou seja, do tamanho do próprio reino. Não se trata de ficar cego de tanto enxergar, mas de perder a materialidade de tanto se virtualizar. Mas, como a literatura é sempre virtualizada, que tal se a virtualidade se materializasse?”

Já o poeta/escritor e crítico cultural Rubenio Marcelo, membro e secretário-geral da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, assim resume, após a leitura da obra, que já foi lançada recentemente em Cuiabá: “O Fantástico Encontro de Paul Zimmermann é mais um livro/romance de enredo envolvente (e cinematográfico) deste eclético escritor Eduardo Mahon. Afinada com aquela assertiva freudiana: ‘o fantástico é a interioridade que aflora e se desenvolve’, a narrativa tece uma translação simbólica do ser-no-mundo cotidiano e da moderna contemporaneidade”.

O autor: também advogado e professor de Direito Penal e Processual Penal, o escritor e acadêmico Eduardo Mahon é autor de vários livros, como: “O Ministério Público de Robespierre”, “Alegorias do Arquiteto”, “Nevralgias”, “Doutor Funéreo e outros contos de morte”, “O Cambista”, “Palavrazia”, “Meia Palavra Vasta”, e “Palavra de amolar”. É também membro correspondente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo