Vulcão entra em erupção na Indonésia e turistas são orientados a deixarem o país

Foto: Antara Foto/Santanu Bendesa via Reuters

Foto: Antara Foto/Santanu Bendesa via Reuters

O Vulcão Rinjani, localizado na Ilha de Lombok, na Indonésia, entrou em erupção na tarde desta terça-feira (27/09), e obrigou as autoridades locais a decretarem estado de alerta e a determinar a evacuação imediata de moradores e turistas que estavam nas imediações da montanha Barujari.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o Vulcão Rinjani é considerado o mais alto do país, com 3.726 metros de altura. Foram lançados na atmosfera gases tóxicos, colunas de fumaça e cinzas.

O porta-voz da Agência Nacional de Prevenção de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, disse que por enquanto o vulcão não expeliu lava, mas que por precaução todos que estavam na encosta do vulcão foram retirados do local, incluindo 400 turistas, sendo 333 estrangeiros e 56 indonésios.

As colunas de fumaça atingiram cerca de 2 mil metros, tendo sido isolado uma área de 3 km do redor da cratera do Vulcão Rinjani.

O Monte Barujari, onde fica localizado o Vulcão Rinjani, costuma atrair cerca de 120 mil turistas por ano, os quais realizam excursões de até três dias para visitar o topo da montanha, que contém um lago.

O Aeroporto de Lombok foi fechado para pousos e decolagens, tendo vários voos sido cancelados. Alguns, no entanto, sofrido apenas atrasos.

Com informações das Agências EFE e AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo