Comboio com ajuda humanitária é bombardeado no Norte da Síria

Membros da Defesa Civil e do Crescente Vermelho resgatam crianças em Aleppo, no Norte da Síria, bombardeada na manhã desta segunda-feira (19/09) – Foto: Sultan Kitaz/Reuters

Membros da Defesa Civil e do Crescente Vermelho resgatam crianças em Aleppo, no Norte da Síria, bombardeada na manhã desta segunda-feira (19/09) – Foto: Sultan Kitaz/Reuters

Um comboio contendo ajuda humanitária foi bombardeado na manhã desta segunda-feira (19/09) nas imediações da cidade de Aleppo, no Norte da Síria. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, 18 caminhões do comboio, dirigido por membros da Organização Crescente Vermelho, foram atacados, um dia após o fim da trégua estabelecido entre os Estados Unidos (EUA) e a Rússia.

Os caminhões seguiam em direção à zona rural de Aleppo, onde estão centenas de refugiados, a maioria mulheres e crianças. A área é dominada por rebeldes sírios, que lutam para derrubar do poder o presidente/ditador Bashar al-Assad.

O cessar-fogo de sete dias foi estabelecido pelos Estados Unidos e Rússia e, até o momento, havia sido respeitado tanto pelos rebeldes quanto pelo Exército Sírio.

Testemunhas disseram que o comboio foi alvo de um ataque aéreo, fazendo com que fique evidenciado que tenha sido bombardeado por aviões do Exército Sírio, já que os rebeldes não possuem aviões.

A Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou o ataque aos 18 caminhões contendo ajuda humanitária, mas afirmou que ainda não se pode dizer que tenha sido um ataque aéreo do Exército Sírio. Não havia no comboio membros da entidade.

O Governo Sírio e as autoridades norte-americanas e russas prefeririam não comentar o ataque. Membros do Crescente Vermelho, no entanto, disseram que aviões sírios sobrevoaram a região momentos antes do bombardeio.

O porta-voz da Defesa Civil da Síria, Ibrahim Alhaj, disse que equipes de emergência continuam atuando no local do ataque, e que crianças e adolescentes foram resgatados com vida e levados a hospitais.

Um voluntário do Crescente vermelho, que preferiu não se identificar, disse que outro comboio com ajuda humanitária também foi bombardeado na cidade de Uram al-Kubra.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), cuja sede fica localizada em Londres, na Inglaterra, disse que o bombardeiro aéreo contra o comboio com ajuda humanitária nas imediações de Aleppo causou a morte de pelo menos 32 pessoas, sendo 12 membros do Crescente Vermelho.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo