Tiroteio em shopping deixa pelo menos 9 mortos e 15 feridos em Munique, no Sul da Alemanha

Clientes e funcionários do Shopping Center Olympia, em Munique, no Sul da Alemanha, foram obrigados a deixar o estabelecimento após um tiroteio que deixou 9 mortos – Foto: AFP

Clientes e funcionários do Shopping Center Olympia, em Munique, no Sul da Alemanha, foram obrigados a deixar o estabelecimento após um tiroteio que deixou 9 mortos – Foto: AFP

Um tiroteio ocorrido na tarde desta sexta-feira (22/07) no Shopping Center Olympia em Munique, no Sul da Alemanha, deixou pelo menos 9 mortos e 15 feridos. Os autores do ataque conseguiram fugir e ainda não foram localizados.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, policiais, bombeiros e membros da Força de Segurança foram enviadas para o local, que se encontra isolado e cercado.

Todos os funcionários e clientes estão sendo retirados do estabelecimento comercial e eles estão tendo que sair com as mãos levantadas. Antes de serem liberados todos estão sendo identificados e tendo que prestar depoimento.

O porta-voz da polícia de Munique, Marcus da Glória Martins, disse que testemunhas viram três homens armados dentro do shopping, e que eles começaram a atirar contra as pessoas, que assustadas e em pânico saíram correndo.

Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que os suspeitos teriam deixado o shopping correndo, e que eles atiraram contra as pessoas que estavam do lado de foram do prédio, ou seja, nas imediações.

Até o momento nenhum grupo assumiu a autoria do ataque e oficialmente o número de feridos ainda é incerto, já que muitas pessoas ainda estão dentro do shopping.

As autoridades alemãs suspeitam de terrorismo, mas até agora não há evidências que possam ligar os autores com algum grupo terrorista, como a Al-Qaeda e o Estado Islâmico.

Policiais se posicionam em uma estação de metrô próxima ao shopping, em Munique, na Alemanha – Foto: Lukas Schulze/dpa via AP

Policiais se posicionam em uma estação de metrô próxima ao shopping, em Munique, na Alemanha – Foto: Lukas Schulze/dpa via AP

Por precaução, as autoridades locais decidiram reforçar a segurança nos terminais de ônibus e metrô, e também, no Aeroporto Franz Josef Strauss, em Munique.

A Polícia de Munique pediu à população que permaneçam dentro de casa e que evitem lugares públicos. Teatros, bibliotecas, Escolas, Cinemas e outros locais foram fechados.

As autoridades alemãs pediram a todos que não postem imagens do atentado nas redes sociais, com o objetivo de evitar que elas possam incentivar os criminosos.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que a principal estação de trem em Munique foi fechada e esvaziada. Os serviços de transporte público (ônibus e metrô) estão suspensos.

Ainda há relatos de tiroteio nas imediações do Shopping Center Olympia, que se encontra cercado pela polícia. Buscas estão sendo realizadas na região, mas até o momento nenhum suspeito foi identificado e/ou preso.

Uma testemunha, que pediu para não ser identificada, disse em entrevista que o tiroteio começou por volta das 17h50min (horário local), nas imediações do shopping, e que depois os suspeitos entraram no estabelecimento comercial e atiraram contra as pessoas.

No shopping existem 135 lojas, cujos funcionários e proprietários decidiram fechar as portas. Muitas pessoas conseguiram entrar, mas várias outras permaneceram nos corredores do estabelecimento.

O shopping fica localizado em uma área residencial, e a maior preocupação dos policiais é a de que os suspeitos entrem nas casas e façam os moradores como reféns.

A recomendação da polícia é que todos permaneçam trancados dentro de casa e que não abram a porta para ninguém. Moradores de bairros distantes estão abrindo suas casas para receberem clientes e funcionários.

O Jornal ‘Süddeutsche Zeitung’ disse que um hospital de Munique recebeu três feridos em estado grave, sendo que uma das vítimas é uma adolescente de 15 anos, que acabou morrendo durante a cirurgia a qual foi submetida para a retirada dos projéteis.

Helicópteros da polícia estão sobrevoando a região em busca dos suspeitos, que ainda não foram identificados e/ou localizados.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty) divulgou um comunicado oficial à imprensa declarando que ainda não existem informações sobre possíveis vítimas entre brasileiros, mas que o Consulado em Munique continua acompanhado o caso.

O presidente da Alemanha, Joachim Gäuck, divulgou uma nota oficial na qual diz estar “profundamente chocado” com o ocorrido. Já a chanceler Ângela Merkel ainda não se manifestou sobre o assunto.

Segundo os assessores da primeira-ministra alemã, ela primeiro precisa se inteirar dos fatos para se posicionar.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo