PF realiza operação contra contrabando e cumpre 38 mandados em 3 Estados da União

Foto: Polícia Federal/Divulgação

Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal (PF) iniciou na manhã desta terça-feira (12/07) uma operação em três Estados (Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo) visando coibir o contrabando de armas e mercadorias. Ao todo, estão sendo cumpridos 39 mandados judiciais, sendo 17 de busca e apreensão e 21 de prisão preventiva.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PF, a ‘Operação Pleura’, como ela boi batizada, se concentra nos municípios Loanda (PR), Querência do Norte (PR), Capanema (PR), Tupã (SP) e Naviraí (MS), sendo que seis dos 21 mandados de prisão são contra fornecedores que estão no Paraguai, cujos nomes estão na lista da Interpol.

Até o momento foram presas 11 pessoas, entre elas um advogado e um médico que moram na cidade de Loanda, a 584 km de Curitiba, capital do Paraná. Na casa do advogado foi encontrada e apreendida uma grande quantidade de munição.

Foto: Polícia Federal/Divulgação

Foto: Polícia Federal/Divulgação

Segundo um dos policiais que participam da operação, e que preferiu não se identificar, nas imediações de Loanda mora uma família que supostamente atua intensamente no esquema ilegal de contrabando. Todos ainda estão sendo investigados.

De acordo com a Assessoria da PF, a quadrilha utilizava os rios Paraná e Ivaí, na Região de Querência do Norte, para fazer o transporte das mercadorias contrabandeadas, principalmente cigarros oriundos do Paraguai. Os produtos saíam de Salto del Guairá, no Paraguai, com destino ao Brasil.

Além dos contrabandistas, a quadrilha criou uma extensa rede de olheiros, carregadores e batedores, que utilizaram armas, embarcações e veículos para viabilizar a atividade ilegal entre as cidades.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo